De acordo com a CNI (Confederação Nacional das Indústrias), empresas que investem no design de suas embalagens aumentam suas vendas e reduzem custos, por isso uma embalagem completa pode ser a chave para seu crescimento na industria de alimentos!
Ter uma boa embalagem para o seu produto é uma excelente maneira de atrair os olhares dos consumidores e se destacar frente à concorrência. Mas ao contrário do que se imagina, impulsionar as vendas não é a única função da embalagem: ela também ajuda a proteger as características físicas e químicas do produto, aumenta o seu tempo de prateleiras nos mercados (validade) e deixa a sua marca em dia com as legislações sanitárias vigentes.
A embalagem é uma ferramenta decisiva na escolha do consumidor por um determinado produto. Fonte: Freepik
A embalagem marca o início da experiência de compra do consumidor com a sua marca, influenciando diretamente nas suas decisões de compra. Uma embalagem com bom design, informações claras e completas tem o poder de estimular sensações positivas nas pessoas e aumentar consideravelmente as chances de sucesso do seu negócio.
Neste artigo você vai aprender como ter uma embalagem atraente para os seus produtos e quais elementos ela deve ter para garantir a segurança alimentar do consumidor, bem como a adequação às exigências da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A ANVISA e a rotulagem nutricional dos alimentos
Antes de falarmos na importância do design de uma embalagem, é preciso compreender que no caso dos alimentos ela deve conter alguns elementos obrigatórios. De acordo com a ANVISA, órgão que regulamenta e fiscaliza a rotulagem nutricional no Brasil, todo alimento embalado longe do consumidor deve conter as seguintes informações:
Denominação de venda
A denominação (ou título de venda) é a nomenclatura oficial do produto e deve obedecer aos seus padrões de identidade e classificação. Como exemplo, podemos citar o arroz branco tipo 1 ou tipo 2, feijão preto, branco, fradinho e assim por diante. Essa informação serve para orientar o consumidor durante a compra, evitando que ele faça escolhas erradas por causa da semelhança entre muitos produtos.
Lista de ingredientes
A lista de ingredientes se refere à composição do produto. Ela deve ser declarada na embalagem sempre que o alimento for fabricado a partir de dois ou mais ingredientes. Além disso, ela deve ser apresentada em ordem decrescente, começando pelo ingrediente presente em maior quantidade e terminando com o de menor quantidade no produto.
Conteúdo líquido
O conteúdo líquido da embalagem deve seguir as orientações do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A informação indica ao consumidor o peso do produto (em g ou ml) e a quantidade de produtos contida dentro da embalagem, mesmo que promocional.
Prazo de validade
Indica ao consumidor a data limite em que o alimento estará próprio para consumo. De acordo com o tipo de produto, a data pode ser completa (dia/mês/ano) ou parcial (mês/ano). Alimentos refrigerados ou congelados também devem possuir indicação de temperatura ideal de armazenamento para que possam chegar à data de validade determinada.
Origem
Fornece dados sobre o fabricante do alimento, bem como o local de fabricação do produto. Para o consumidor, a informação ajuda a conhecer a procedência do produto e entrar em contato com o fabricante caso haja algum problema.
Instruções de preparo
Orientações para o consumidor de como deve ser preparado o alimento.
Rotulagem nutricional frontal
As regras de rotulagem nutricional estão previstas no regulamento técnico RDC nº 360/2003 da ANVISA, que veio sofrendo alterações ao longo dos anos para oferecer mais clareza nas informações sobre os ingredientes que compõem um alimento e dessa forma possibilitar que o consumidor faça escolhas mais assertivas e saudáveis acerca do que come.
Uma das alterações mais significativas no Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, se deu através da RDC 429/2020. Através dessa resolução, a ANVISA determinou que todo alimento com alto teor de gorduras saturadas, açúcares adicionados e sódio deve conter um rótulo com design de lupa na parte frontal da embalagem.
Com as novas regras, as informações sobre esses ingredientes prejudiciais para a saúde humana serão facilmente capturadas pelo olhar do consumidor quando o produto estiver disposto nas prateleiras dos mercados.
As novas regras de rotulagem nutricional entraram em vigor dia 09 de outubro de 2022 e têm efeito imediato para os produtos lançados a partir desta data. Marcas que já possuem produtos no mercado têm até 09 de outubro de 2023 para adequarem suas embalagens, enquanto pequenos produtores têm até 09 de outubro de 2024 para se adequarem à nova legislação.
Qual é a importância da embalagem completa na experiência de compra do cliente?
Como você pode perceber, uma boa embalagem mantém a sua empresa em conformidade com as legislações vigentes e permite que o consumidor faça melhores escolhas alimentares com o auxílio da rotulagem nutricional. Porém, a embalagem é muito mais do que isso. Ela é um canal de comunicação entre a marca e o consumidor e deve estar alinhada com a proposta de valor do produto e da empresa.
Quando negligenciada, a embalagem pode fazer com que o produto passe despercebido entre os consumidores e acabe encalhando nas prateleiras. Mas quando bem elaborada, com informações claras e design atrativo, a embalagem pode oferecer mais visibilidade ao produto e à marca. Uma embalagem completa, com rótulos, etiquetas e alegações adicionais também é uma forma de demonstrar cuidado com o cliente, pois ele poderá verificar se o produto é adequado à sua dieta restritiva como no caso de intolerância, alergia e doenças crônicas.
Só para se ter uma ideia do poder do recipiente, uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) revelou que 75% das empresas que investiram em design de suas embalagens tiveram um aumento de vendas de 41%. De acordo com o estudo, quando o consumidor se vê diante de produtos semelhantes, ele escolhe a que tem a embalagem mais atraente.
Benefícios do desenvolvimento de embalagens com alto padrão de qualidade
A embalagem ajuda a expor o seu produto aos seus potenciais clientes e é uma ferramenta decisiva para o sucesso do seu negócio. Conforme pontuamos anteriormente, ela estimula sentimentos, emoções e pode despertar no cliente o desejo pelo produto (adesão), bem como a compra recorrente (fidelização).
Além desses benefícios, contar com uma boa embalagem também oferece outra vantagens importantes para a sua empresa, tais como:
- Protege o produto da degradação por microrganismos, aumentando o seu tempo de prateleira (shelf life);
- Maior competitividade e credibilidade no mercado;
- Melhor percepção do cliente com a sua marca;
- Redução de desperdícios;
- Acesso a novos mercados;
- Aumento de vendas;
- Redução de custos com as embalagens com o uso de matérias-primas sustentáveis;
- Otimização de espaço nas prateleiras;
- Facilidade de armazenamento;
- Possibilidade de reutilização da embalagem, que pode continuar circulando e dando mais visibilidade à marca.
Além desses benefícios, investir em uma boa embalagem para os seus produtos também é uma forma de inovar. Você pode, por exemplo, identificar oportunidades de mercado e investir em um design que facilite a abertura e o fechamento além do que os concorrentes já estão fazendo ou apostar na integração do recipiente com outros objetos.
Além disso, também pode apostar em matérias-primas recicláveis, biodegradáveis, em embalagens retornáveis e em vários outros conceitos sustentáveis. Pesquisas revelam, inclusive, que 87% dos consumidores preferem comprar produtos e serviços de empresas com práticas sustentáveis.
Como escolher uma boa embalagem para seus produtos?
Como você pode perceber, de nada adianta ter um produto top e não investir em uma embalagem de qualidade para fazer com que ele chegue até os seus clientes de forma condizente. Além da rotulagem nutricional, que é obrigatória, é preciso valorizar aspectos como design atrativo, utilidade, segurança e sustentabilidade. Além desses atributos, uma embalagem ideal também deve oferecer ao consumidor praticidade, conveniência e qualidade.
De fato, escolher uma boa embalagem para seus produtos pode ser um grande desafio se você não contar com o suporte de uma empresa especializada. A EJEQ oferece uma consultoria completa em engenharia química e alimentos para que você possa aumentar a validade dos seus produtos sem alterar a qualidade deles, melhorar as vendas e crescer.
Com o desenvolvimento dos seus produtos e o aumento da validade deles, você tem a possibilidade de expandir o seu mercado consumidor. Afinal, poderá vender para mercados locais, além de supermercados e hipermercados de outras cidades e estados. Além disso, reduz desperdícios com alimentos que se estragam facilmente.
A EJEQ impulsiona as vendas dos seus produtos por meio de soluções modernas, inteligentes e personalizadas para a realidade do seu negócio. No ramo de alimentação, atuamos com desenvolvimento de produtos, melhoria na formulação para adequação a diferentes normas técnicas, desenvolvimento de rótulo e embalagem. E para deixar a sua empresa em conformidade com as exigências da ANVISA, também desenvolvemos a tabela nutricional para diversos alimentos.
Fale com um de nossos especialistas e destaque o seu produto na prateleira do supermercado com um bom design e trazendo credibilidade com rótulo e tabela. Além das suas embalagens personalizadas, oferecemos outros serviços que irão impulsionar o seu negócio e transformar a sua vida!