Desenvolvimento de Bebidas: tudo que você precisa saber para empreender nesse ramo

23/01/2023

Investir no mercado de desenvolvimento de bebidas sejam elas alcoólicas ou não, é algo muito promissor, visto que é um dos ramos com maior crescimento econômico nas últimas décadas.

Produção em larga escala de bebidas engarrafadas, referenciando o desenvolvimento de bebidas
Imagem: Afrebras

De acordo com a IWSR (International Wine and Spirits Research) o setor de bebidas alcóolicas cresceu 17% em 2021, após uma queda de 4% durante a pandemia, enquanto as não alcoólicas tiveram um crescimento de 6% no mesmo ano. 

Essa classe de consumo no país pode ser algo interessante se você gosta de desenvolvimento de produtos e tem planos futuros para seus negócios, já que possui consumidores a todo momento. Sendo assim um setor com bom desempenho e atemporal.  

O mercado de bebidas abre um leque gigantesco de possibilidades para se investir. Sabendo disso, basta escolher qual segmento mais agrada ao seu gosto e ao do consumidor.  

Você já conhecia o mercado de bebidas? Você já deve ter percebido a imensidão desse mercado e as suas grandes oportunidades, não é mesmo? Mas antes de começar a investir no ramo, vamos te ajudar a garantir o sucesso do seu negócio! Continue lendo e descubra as melhores dicas para empreender no mercado de bebidas e se destacar da concorrência!  

Possibilidades de mercado no setor de bebidas

Conforme citamos anteriormente, esse mercado engloba, diversos tipos de bebidas, desde cervejas e vinhos a sucos e iogurtes. Com isso, separamos os principais ramos de negócios que tem dado lucro nos últimos anos para você investir:  

Cafeteria 

Não é novidade que o Brasil é um dos maiores consumidores e exportadores de café mundialmente. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC) o Brasil se encontra em segundo lugar no ranking de maior consumidor da bebida, tendo demostrado que 95% dos brasileiros consomem o produto diariamente.  

O café é tão tradicional na nossa cultura que tem se tornado uma das bebidas favoritas entre os cidadãos. Por isso, muito empreendedores vem se arriscando nesse mercado e trazendo os chamados: cafés especiais. 

O que difere os cafés especiais dos tradicionais é o nível de pureza em sua composição, fazendo com que haja menor perda no aroma, textura e sabor dos grãos. O Selo de Pureza encontrado nesses cafés garante que não haja outros componentes como milho ou soja, mantendo o café mais apurado durante toda a sua produção. 

Devido ao grande crescimento do mercado cafeeiro, os consumidores tem se tornado cada vez mais exigentes, buscando por mais informações e qualidade na hora de comprar o produto. Um bom empreendedor nesse ramo precisa buscar por inovações nos métodos de preparo, assim como, a preocupação com a sustentabilidade na hora da produção e a origem do produto.  

Cervejas

De cerveja, o brasileiro entende muito bem! Não é à toa que, cada vez mais, o Brasil consome e produz cervejas, sendo a maior fatia do mercado.  

Por conta disso, os produtores são motivados a despertar o interesse do consumidor, trazendo lançamentos e novidades, com o intuito de ter oportunidades de explorar vários estilos e categorias diferentes de cervejas, isso faz com que haja um crescimento nas chamadas cervejas artesanais.  

Investir nesse ramo é um ótimo negócio devido a diversidade e criatividade na hora de produzir sua cerveja artesanal. São inúmeros os tipos que existem, desde a mais comum, a Pilsen, até as menos conhecidas como a Hidromel e as Fruit Beer’s.  

Na hora de desenvolver sua pequena ou grande produção, não se esqueça de que a sua cerveja pode ser feita do seu jeito, com seus ingredientes, é isso que leva ela a se destacar entre as outras. 

Bebidas funcionais 

Sucos, bebidas lácteas e produtos fermentados já fazem parte da mesa dos brasileiros. Estas bebidas funcionais possuem alto valor nutricional, seja de proteínas, cálcio ou vitaminas, sendo essas propriedades as mais desejadas na hora de fazer as compras.  

Após a pandemia da Covid-19, muitos brasileiros mudaram suas rotinas consumindo maiores quantidades de alimentos saudáveis. De acordo com a Tetra Pak, 58% dos brasileiros aumentaram seu consumo de bebidas funcionais com o intuito de reforçar seu sistema imunológico e contribuir para sua saúde e bem-estar. Ainda com esses dados, 39% desejam aumentar o consumo no futuro, enquanto 57% irão manter o volume de compra atual, tendo uma maior estabilidade no mercado e a garantia de clientes fixos.  

Drinks 

Caipirinhas, batidas com frutas ou destilados são algumas das bebidas mais consumidas por jovens em bares e festas. A variedade de possibilidades que os drinks oferecem ao consumidor faz com que atinja todos os gostos, agradando tipos diferentes de paladar. 

Por isso, há uma tendência na criação e inovação de drinks, estima-se que a maioria dos bares atualmente possuem um cardápio de drinks clássicos e autorais, sendo o segredo para um bom drink: o equilíbrio. 

Vinhos 

 O vinho é um clássico! Há quem diga que ele não é uma mera bebida, e sim uma arte

Todo o seu processo de plantio, fermentação e filtragem, faz com que envolvam pessoas dedicadas e experientes na produção de vinhos de alta qualidade. 

Além de ser muito popular, o vinho também é benéfico para saúde. Se ingerido na quantidade ideal, a sua composição rica em nutrientes pode regular a pressão arterial, diminuir os riscos de doenças cardiovasculares como AVC, derrames e infarto, aumenta a imunidade e ainda pode evitar diabetes.  

Durante os últimos anos da pandemia da COVID-19 houve um aumento de 30% no consumo per capita e a porcentagem de adultos que agora bebem vinho mensalmente é de 36%, segundo a Wine Intelligence 

Isso ocorreu devido ao vinho se mostrar um pouco mais casual e discreto e combinar com a nova rotina de distanciamento, sendo esse novo hábito adquirido pelos brasileiros uma chance de o mercado de vinhos crescer. 

As leis relacionadas a esse mercado

A legislação Brasileira de bebidas é regida principalmente pela Lei n° 8.918, de 1994, que em conjunto com o Decreto n° 6.871, de 2009, compõem o decreto das bebidas e pela Lei n° 7.678, de 1988, conhecida como o Decreto do Vinho. 

Ambas tratam sobre a produção dessas bebidas em território brasileiro, podendo ser encontrados na íntegra no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Além dessas leis e normas referentes a produção e distribuição, existem outras leis “menores”, mas igualmente relevantes, cujo papel é regulamentar e fiscalizar o comércio de bebidas.  

Por isso, para empreender nesse setor é necessário se adequar a estas leis, assim como usar ingredientes e aditivos autorizados no mercado de bebidas. 

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