Você gosta de fazer bolos, doces, tortas e outras guloseimas e quer transformar seu hobby em um negócio lucrativo? Então, que tal investir profissionalmente no mercado de confeitaria, desenvolvendo produtos únicos e criativos para diferentes tipos de consumidores?
Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você iniciar sua jornada no mundo dos doces e conquistar seus clientes com qualidade, sabor e criatividade. Confira!
Imagem: Produtos de confeitaria
Entendendo o mercado de confeitaria
Em primeiro lugar, é preciso entender que a confeitaria é uma especialidade da culinária que abrange os alimentos doces. Sendo assim, podemos dizer que o mercado se refere ao preparo, à comercialização e ao consumo de produtos como bolos, tortas, cupcakes, brigadeiros, trufas, bombons, ovos de Páscoa e muitos outros.
Os produtos de confeitaria podem ser feitos de forma artesanal ou industrial, dependendo do tamanho, da estrutura, do objetivo e do público-alvo do negócio. Além disso, podem ser vendidos em lojas físicas ou on-line, em feiras, eventos, supermercados ou até mesmo por encomenda. O importante é que eles sejam bem apresentados, embalados e rotulados, seguindo as normas sanitárias, as tendências de mercado e as exigências dos consumidores.
Dados sobre o mercado de confeitaria
Se você está pensando em investir no mercado de confeitaria, saiba que este é um dos setores que mais cresce no mundo. De acordo com a Mordor Intelligence, o mercado de doces global deve alcançar uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 3,99% até 2027, impulsionado principalmente pela compra de produtos pela internet.
E olha só: segundo a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), a produção de chocolates cresceu 11% no primeiro semestre de 2022, o que representou um aumento de 48 mil toneladas quando comparado ao ano anterior, 2021. E, para 2023, as projeções continuam otimistas, já que são produtos versáteis, agradam vários tipos públicos e podem ser consumidos em diferentes ocasiões. É uma ótima oportunidade de investimento, não acha?
Oportunidades de negócios nesse mercado
O mercado de confeitaria é muito amplo e diversificado. Em outras palavras, isso significa dizer que existem diversas oportunidades de negócios para quem quer começar a desenvolver produtos de confeitaria e se destacar. Algumas delas são:
- Loja on-line de confeitaria, para vender seus produtos de confeitaria para todo o Brasil ou para uma região específica;
- Confeitaria delivery, para vender produtos como bolos, tortas, docinhos e outras guloseimas por aplicativos como o iFood, por exemplo;
- Confeitaria personalizada, na qual você pode se especializar em fazer produtos personalizados, exclusivos e criativos para eventos como aniversários, batizados, casamentos, bodas e formaturas;
- E a confeitaria gourmet, que oferece produtos de confeitaria com alto padrão de qualidade, sabor e apresentação aos clientes.
É claro que essas são apenas algumas ideias que podem ser exploradas, mas além destas existem muitas outras. O importante é fazer o que gosta, buscar diferenciais competitivos para os seus produtos e atrair um público fiel.
Principais tendências para o mercado de confeitaria em 2023
Produtos de confeitaria são versáteis, atemporais e estão sempre se renovando e se adaptando às preferências dos consumidores e às tendências de mercado. Para você, que quer começar e já se destacar nesse mercado, algumas das tendências que estão em alta no momento são:
Produtos artesanais
São produtos de confeitaria feitos à mão ou com a menor intervenção possível de máquinas e equipamentos. Eles têm um charme especial e transmitem mais confiança e qualidade aos consumidores. Dessa forma, os produtos artesanais também estão em alta na confeitaria, valorizando os ingredientes naturais, as receitas tradicionais e o sabor caseiro.
Produtos de confeitaria para quem tem restrição alimentar
Além disso, o mercado de confeitaria também pode se beneficiar dos produtos para quem tem dieta restritiva, seja por motivo de saúde ou por opção alimentar. Nesse sentido, integram esse rol os produtos sem glúten, sem lactose e sem açúcar.
Doces veganos e vegetarianos
Por fim, temos ainda os doces que não levam nenhum ingrediente de origem animal. Eles podem ser feitos com ingredientes como leite vegetal, óleo de coco, farinha de grão-de-bico, açúcar demerara, entre outros, e podem substituir diferentes receitas clássicas. Esses doces atendem ao público vegetariano e vegano, que tem como filosofia de vida a proteção ao meio ambiente e aos direitos dos animais.
Produtos saudáveis e fit
Essa é uma tendência global e que promete continuar em alta nos próximos anos, já que cada vez mais as pessoas buscam por opções mais leves e nutritivas na hora de realizar suas refeições. E, no mercado de confeitaria, isso não é diferente. Por isso, a tendência é que os produtos com menos açúcar, gordura e calorias continuem entre as principais preferências dos consumidores. Eles podem ser feitos com ingredientes como aveia, banana, cacau em pó, pasta de amendoim, entre outros, e podem ter formatos como barrinhas, cookies, brownies etc. podendo atingir a um público específico, como atletas, praticantes de atividades físicas e pessoas preocupadas com a saúde, bem-estar e estética.
Dicas para investir no mercado de confeitaria e ter sucesso
Para investir no mercado de confeitaria e ter sucesso, é preciso planejar bem o seu negócio, conhecer o seu público-alvo, oferecer produtos de qualidade e se manter atualizado sobre as novidades do setor. Além disso, fique atento a algumas dicas como:
Escolha um bom local para o seu negócio
Se você estiver pensando em abrir uma loja física de confeitaria, escolha um local que tenha boa visibilidade, movimento e segurança. Prefira locais próximos a escolas, escritórios, hospitais e outros pontos comerciais que possam gerar demanda pelos seus produtos.
Capriche na embalagem e na rotulagem dos seus produtos de confeitaria
Tanto a embalagem quanto a rotulagem e a tabela nutricional são aspectos fundamentais para atrair os clientes e transmitir credibilidade. Essa parte é muito importante para garantir a credibilidade do seu produto. Por isso, capriche no design, nas cores e use embalagens que protejam os seus produtos da luz, do calor, da umidade e que sejam fáceis de transportar.
Além disso, siga as normas da Anvisa para rotular os seus produtos com os dados obrigatórios, como ingredientes, data de validade e informações nutricionais. E se isso for um desafio para você, saiba como a EJEQ pode ajudar e, junto disso, destacar o seu produto nos grandes mercados.
Siga as Boas Práticas de Fabricação
Afinal, o que são Boas Práticas de Fabricação (BPF)? Em princípio, são um conjunto de normas que visam garantir a qualidade e a segurança dos alimentos, e envolvem desde a higiene pessoal e do ambiente de trabalho, até o controle de pragas e o armazenamento dos produtos. Seguir essas normas é essencial para evitar contaminação cruzada e doenças nos seus clientes. Além disso, também ajuda a atender às exigências dos órgãos fiscalizadores. Já deu uma olhada no E-book que a EJEQ preparou para te ajudar no BPF? Clica aqui!
Divulgue o seu negócio
Para vender os seus produtos de confeitaria, você precisa divulgar o seu negócio e atrair os clientes. Uma boa estratégia é usar as redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp, para mostrar os seus produtos, os seus diferenciais e as suas promoções.
Além disso, você também pode criar uma loja on-line para expor os seus produtos virtualmente, facilitando o contato com os clientes e as vendas pela internet. Ademais, você também pode fazer parcerias com outros estabelecimentos comerciais como supermercados, lanchonetes e redes de conveniência para divulgar o seu negócio.
Invista no Shelf Life dos seus produtos
E, por último, mas não menos importante, um dos desafios da indústria de alimentação é garantir a qualidade, o sabor e a qualidade nutricional de seus produtos por mais tempo. E o mercado de confeitaria não foge a essa regra. Ao aumentar o tempo de prateleira dos produtos é possível evitar desperdícios, reduzir custos e ampliar as oportunidades de vendas em lugares maiores. Fique feliz em saber que a EJEQ é especialista em consultoria de Shelf Life de produtos!
Como você pode ver, desenvolver produtos de confeitaria não é uma tarefa simples, mas é possível com planejamento, dedicação e criatividade. Caso você precise de uma ajuda especializada para alavancar o seu negócio, você pode contar conosco!
Somos uma empresa de consultoria em engenharia química e alimentos da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e oferecemos soluções inovadoras e personalizadas para diferentes tipos de indústrias. Para empresas do ramo de alimentação, nossas soluções incluem desenvolvimento e melhoria de produtos, tabela nutricional, aumento do tempo de prateleira e muito mais.
Se você quer saber mais sobre a EJEQ e como podemos ajudar o seu negócio de confeitaria, fale com nossos especialistas, sem compromisso, e torne-se o próximo case de sucesso do mercado!