O mercado de cosméticos brasileiro é um dos maiores do mundo, graças a infinidade de produtos que são produzidos. Sendo assim, ele acaba se tornando uma ótima opção para quem deseja começar a empreender.
Caso queira abrir uma empresa de cosméticos, por exemplo, você pode optar pela fabricação de shampoos e cremes. Ou ainda, pela revenda de mercadorias de grandes marcas.
Apesar de haver várias alternativas nesse setor, um caminho que é excelente para se seguir, hoje em dia, é o da produção de cosméticos artesanais. Afinal, esse tipo de produto está em alta.
Se você se interessa por esse campo, continue lendo o post para descobrir os benefícios de vender produtos nesse segmento e como abrir a sua empresa no ramo!
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Por que abrir uma empresa de cosméticos artesanais
Como foi dito, o mercado de cosméticos do Brasil é um dos maiores do mundo e os produtos artesanais estão em alta no país. Essas duas informações já são bem interessantes para quem está pensando em abrir um negócio nesse ramo.
Contudo, além delas, existem outras vantagens em abrir uma empresa de cosméticos artesanais. Confira as duas principais vantagens de atuar nesse campo:
O mercado não sofre tanto com crises
O setor de cosméticos costuma sofrer menos com crises econômicas, visto que os brasileiros não deixam de comprar certos itens considerados essenciais, como shampoos, sabonetes e cremes, mesmo em épocas incertas.
Ainda, certos consumidores que têm capacidade financeira, continuam comprando cosméticos “não-essenciais” em tempos de crise. A diferença é que eles podem reduzir os custos com esses produtos, mas não os eliminam.
Produtos artesanais vão se consolidar nas casas dos brasileiros
Tudo indica que os cosméticos artesanais se consolidarão no cotidiano dos brasileiros, ou seja, esses produtos não são uma tendência passageira.
Eles provavelmente continuarão em alta, já que a preocupação dos consumidores cresce cada vez mais em querer saber melhor o que estão comprando. Mas também, buscam adquirir produtos de empresas que compartilham de seus valores.
Muitos clientes, atualmente, se importam bastante, por exemplo, com o meio ambiente e os animais. Desse modo, a procura por cosméticos sustentáveis, veganos, ou que sejam cruelty-free, têm aumentado consideravelmente, sobretudo, entre o público jovem.
De acordo com o Caderno de Tendências 2019-2020 da Abihpec/Sebrae, essa curiosidade e engajamento dos consumidores parece ser ainda maior quando se trata de produtos para a pele.
Além de que os cosméticos artesanais estão entre as preferências desses consumidores. Isto é devido ao costume de serem ecologicamente corretos e produzidos por médias ou pequenas empresas de uma região.
Dessa forma, os clientes ainda sentem que estão apoiando suas comunidades ao comprarem desses negócios em vez de grandes corporações, por isso, é interessante que sua empresa de cosméticos traga esse tipo de cultura.
O que é preciso para regularizar seu negócio
Para formalizar o seu negócio nesse setor, é necessário obter determinados documentos contábeis, assim como acontece na abertura de qualquer empresa.
Mas, além desses arquivos, um empreendimento de cosméticos artesanais precisa obter permissão dos órgãos de regulação sanitária para funcionar. Esses documentos são essenciais, porque os produtos que serão fabricados pela empresa podem interferir na saúde da população.
Segundo a Lei nº 6.360, que regula as normas de vigilância sanitária para a produção de cosméticos, as empresas desse ramo devem possuir autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para funcionarem.
Para conseguir essa permissão, as instituições necessitam criar uma fábrica nos padrões exigidos pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 48/2013. Nela, consta o regulamento técnico de boas práticas de fabricação para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
Ademais da autorização para funcionar, todos os produtos manufaturados precisam passar por controles e testes de segurança para garantir que eles são seguros e de qualidade.
Caso queira facilitar a criação de sua empresa de cosméticos, pode-se contratar uma fábrica regularizada, para que ela produza os seus artigos.
Como abrir a sua empresa no ramo
Agora que você sabe por que investir no mercado de cosméticos artesanais e o que é necessário para regularizar um negócio na área, confira 8 dicas para abrir a sua empresa:
#01 Estude o mercado
A primeira ação que você deve realizar é estudar o mercado de cosméticos artesanais. Dessa forma, você pode compreender detalhadamente como ele funciona, pensar em formas de criar produtos inovadores, fazer com que sua empresa se destaque e agrade o público.
Então, leia sobre as tendências da área e analise o mercado, os produtos e canais de seus concorrentes.
#02 Planeje o seu negócio
Após estudar bem o mercado, é a hora de estruturar o seu negócio. Nesse momento, você tem que definir o seu orçamento, os produtos que pretende produzir, o local que serão desenvolvidos e fabricados, as etapas que serão terceirizadas e verificar se haverá uma equipe para lhe ajudar.
Lembre-se de decidir também se sua marca funcionará somente online, em um estabelecimento físico ou em ambos os canais.
Esse planejamento é fundamental, uma vez que organiza o seu negócio e faz com que você crie estratégias para ele. Dessa maneira, é muito mais fácil realizar todas as atividades de formalização e ter um investimento bem-sucedido.
É importante ressaltar que a sua empresa pode começar produzindo apenas um cosmético, para que você consiga voltar toda sua atenção para ele e garantir que o resultado será excelente. Depois, conforme seu negócio for se consolidando no mercado, é possível ir aumentando o seu catálogo.
#03 Defina a sua persona
Durante a estruturação do negócio, é fundamental que você defina a persona de sua empresa de cosméticos artesanais. Esta é um personagem semifictício que representa o cliente ideal de seu negócio.
Defini-la é fundamental, pois assim você sabe que tipo de pessoa deve atrair em suas estratégias e consegue conhecer melhor os seus clientes. Ao conhecê-los de maneira mais detalhada, você descobre qual a melhor forma de se comunicar e que ações deve realizar para se conectar com eles.
Com essas informações, as chances de sua empresa atrair as pessoas corretas e conquistá-las são muito maiores. Por isso, faça pesquisas e análises para descobrir quem é a persona de seu negócio antes de abri-lo.
#04 Obtenha os documentos para regularizar a empresa
Em seguida, você precisa conseguir todos os documentos necessários para que a sua empresa esteja em conformidade com a lei. Sendo assim, vá atrás das licenças de seu município, estado e, é claro, da permissão da Anvisa.
Caso você tenha o seu próprio local de fabricação, certifique-se de que ele está de acordo com os requisitos exigidos. Se não, sua empresa não terá a autorização do órgão.
Já se preferir facilitar o seu trabalho, contrate uma fábrica que já possui as permissões obrigatórias para funcionar. Ter o apoio dessa empresa será importante também após a produção das mercadorias, porque ela já sabe por quais testes de controle seus artigos têm que passar.
#05 Contrate uma empresa para desenvolver seus produtos
Se você nunca trabalhou na produção de cosméticos artesanais, é muito importante contratar uma empresa que lhe ajude a tirar suas ideias do papel.
O ideal é ter o auxílio de uma consultoria especializada, pois ela vai lhe ajudar a escolher as matérias-primas mais adequadas para os seus produtos, os melhores princípios ativos e o formato da fabricação.
Assim, a criação de seus produtos contará com a experiência e o conhecimento de profissionais da área e os produtos terão um alto nível de qualidade.
#06 Capriche na criação de embalagens
Com a sua carta de produtos desenvolvida, você deve caprichar na criação das embalagens desses artigos. Elas interferem bastante no sucesso de seu negócio, porque são capazes de atrair o olhar dos consumidores, por exemplo, em uma prateleira cheia de mercadorias.
É possível terceirizar esse serviço também para ter a ajuda de profissionais especializados na criação de embalagens bonitas e funcionais.
#07 Se possível, forme uma equipe administrativa
Caso seja possível, escolha uma ou mais pessoas para lhe ajudarem na administração da empresa de cosméticos artesanais.
Ter esse auxílio é muito relevante, porque mesmo terceirizando certos serviços, você ainda precisará cuidar do setor financeiro, do marketing, fazer controle de estoque, emitir notas, entre outras atividades.
Então, administrar a empresa sem ajuda pode se tornar uma tarefa pesada. Já com o auxílio de uma equipe, você facilita o seu trabalho e ainda diminui a chance de ocorrerem erros ou de tarefas serem esquecidas.
#08 Invista em marketing
Investir em marketing é imprescindível para que o público conheça sua empresa, se encante e adquira os seus cosméticos artesanais! Então, uma parte de seu orçamento deve ser reservada para essa atividade.
Você pode investir em marketing digital e divulgar sua marca em redes sociais, ou criar um site e um blog, já que muitos consumidores passam bastante tempo na internet hoje em dia.
Ou investir em mídias tradicionais, como TV e rádio. Tampouco podemos esquecer em caprichar na aparência do seu negócio, caso ele tenha uma loja física. É possível, ainda, usar um pouco de cada uma dessas estratégias. Por isso, que é necessário analisar a sua persona para saber quais são as maneiras mais adequadas de atraí-la para sua empresa.
Siga esse passo-a-passo para simplificar e melhorar a abertura de seu negócio. Assim, você aumentará as chances de ter um empreendimento bem-sucedido.
Agora que você sabe como abrir uma empresa de cosméticos artesanais, comece o seu planejamento descobrindo quais são os produtos mais vendidos nesse ramo!