Paçoca e sua fascinante trajetória pela história do Brasil

23/05/2024

         A paçoca é, sem dúvidas, um dos símbolos da culinária brasileira, e principalmente, da festa junina. Mas você sabe como surgiu esse doce de amendoim tão amado ao redor do nosso país? E como ele se tornou um produto tão comum e consumido no Brasil?

bannerdev

         Nesse artigo, vamos contar um pouco da história da paçoca, suas origens, evoluções ao longo do tempo, e o porquê desse doce ser tão protagonista e influente na culinária nacional. Além disso, também vamos dar algumas dicas de como você pode transformá-la em uma ótima oportunidade de negócio e trazer esse sabor tão brasileiro para as suas festas de meio de ano!

Confira abaixo!        

pacoca caseira

A origem e história da Paçoca

A paçoca é um dos doces mais antigos e populares do Brasil e tem uma história fascinante. Originalmente, ela não era doce, mas sim, salgada: Sua trajetória começa antes mesmo do período de colonização em nosso território, os povos nativos brasileiros já tinham receitas que misturavam farinha de mandioca com diversos outros ingredientes, até mesmo carne! O termo “paçoca” se originou do termo indígena “pa-soka”, que significa “esmagar com as mãos”.  Isso vem do método mais tradicional de preparo do alimento, em que a farinha e a carne eram misturadas e esmagadas em um pilão de barro.

Posteriormente, com a chegada dos colonizadores, a paçoca se tornou o principal alimento na dieta dos garimpeiros que saíam à procura de diamantes às margens do rio Tibagi, no interior do Paraná. Isso porque a carne, e a receita em geral eram muito nutritivas e de rápido preparo, perfeitas para sustentar os trabalhadores em suas longas jornadas diárias.

Mas se até esse ponto, elas ainda eram salgadas, como elas se tornaram o que conhecemos hoje?

A industrialização

Foi esse processo, de industrialização, juntamente com a disseminação no Brasil afora, que transformou a paçoca de um alimento salgado em doce, chegando à semelhança com o modo que a conhecemos hoje: feito simplesmente com amendoim, farinha de mandioca e açúcar. No entanto, com o tempo essa receita foi se expandindo, e hoje, temos muitas variações, como paçocas de chocolate, com coco, de frutas, ou até mesmo versões mais saudáveis, sem adição de açúcar.

Também foi nesse processo que o doce ganhou o nome de paçoca, já que antes disso, era chamado apenas de “doce de amendoim”.

Caso tenha se interessado pelo conteúdo e por essa área, porque não tentar, você mesmo, criar uma nova tendência no mercado e, com a ajuda da EJEQ, dar um pontapé inicial ou se aprimorar nessa área? Ainda nesse blog, você entenderá como nós podemos te auxiliar com uma equipe de consultores especializada!

A Paçoca como parte da Identidade Culinária Nacional e das Festas Juninas

Você já se perguntou o porquê de a paçoca ser tão representativa para o nosso país? Na verdade, são muitos fatores que resultaram nisso, sendo um deles, sem dúvidas, a presença do doce na festa junina, isso não apenas popularizou a paçoca como a tornou acessível para todos, com o passar dos anos. É um doce frequentemente mencionado e lembrado em formas de expressão cultural do país. Além disso, a sua produção é simples, barata e de fácil obtenção de ingredientes. Resumindo: A paçoca faz parte da cultura brasileira. 

Foi com a união entre várias diferentes culturas, principalmente de jesuítas e de indígenas, que os costumes e a religiosidade das festas juninas portuguesas ganharam os sabores e ingredientes da nossa terra, e um deles é o amendoim, oleaginosa que era amplamente cultivada pelos nativos. Fator esse, que juntamente com a grande acessibilidade no preço e nas possibilidades de uso em receitas, fizeram com que o amendoim se tornasse tão popular no país. E como já sabemos, esse é um dos ingredientes da paçoca, nossa pauta de hoje.

Paçocas para a Festa Junina: excelente oportunidade de negócio

Que a paçoca é um doce sazonal, nós já sabemos, apesar de ser possível comprá-la o ano inteiro. Durante a época de festas juninas, o mercado se movimenta de muitas maneiras para atender à alta demanda de produtos específicos. Esse período  não gera oportunidades e lucro apenas para fabricantes já consolidados, mas também para pequenos e médios comércios, em feiras ou varejos, que tentam trazer inovações de diversas maneiras, aqui vão algumas dicas:

Aumente a produção, se possível!

Às vezes é inviável, por questões monetárias, de espaço físico, mão de obra, entre outros obstáculos. Até porque a preparação de maiores lotes não é um processo fácil e deve ser minuciosamente planejado, mas em muitos casos, pode ser um impulsionador, já que a demanda pelo doce vai aumentar significativamente no período de festas de meio de ano. A EJEQ pode ajudá-lo(a) nesse processo de Scale-up!

Planeje ofertas

Não fique sempre na mesma! Ofertas são muito bem-vindas tanto pros clientes, quanto pros fabricantes, afinal, quem não gosta de uma promoção “leve 3, pague 2”? É claro que isso requer um planejamento para que você não saia no prejuízo, pois essa jamais será a intenção!

Use a criatividade

Além de produzir as paçocas tradicionais, é interessante ampliar as possibilidades, com sabores ou embalagens diferentes, para despertar curiosidade nos clientes. A incorporação em outras receitas também é interessante e recomendável, por exemplo em tortas, bolos ou brigadeiros. Além disso, 

Invista na divulgação de suas paçocas

A palavra “invista” não necessariamente remete ao investimento monetário, pois existem muitos meios de divulgar um projeto/produto! Por exemplo, em grupos de WhatsApp, posts em redes sociais e aplicativos de delivery são excelentes meios de alcançar novos clientes (e também manter a clientela fiel). Um bom atendimento e uma descrição detalhada do produto também são potencializadores do sucesso!

Mantenha uma boa e responsável impressão

Capriche sempre na apresentação do seu produto, seja por fotos ou pessoalmente, com o uso de diferentes embalagens, por exemplo. Além disso, é crucial a disposição, na embalagem, das informações do produto, como o peso, tabela nutricional, e toda a rotulagem em geral. Mas isso não precisa ser um desafio para você! Conte com o serviço de rotulagem da EJEQ para regularizar seu produto e evitar problemas futuros com órgãos nacionais.  

Mostre preocupação e receba feedbacks!

Receba, de braços abertos, opiniões e feedbacks, sejam eles positivos ou construtivos. Esse é o segredo da evolução e sucesso dos seus produtos! Pode ser por meio de enquetes/caixas de perguntas em redes sociais, formulários, entre outros vários meios de comunicação! É muito importante estar ciente da opinião dos clientes sobre os produtos.

E aí, gostou das dicas? 

O nosso blog é recheado de conteúdos interessantes e sugestões para um negócio promissor e bem sucedido! Saiba mais!

Como a EJEQ pode te ajudar a entrar no mercado de paçocas, com o maior aproveitamento possível?

Para ter sucesso no ramo da paçoca é necessário ter conhecimento na área, sobre os processos de fabricação, propriedades e técnicas de conservação para cada ingrediente. Isso tudo consiste no estudo de aumento de validade, ou Shelf life. Além disso, como citamos anteriormente, é crucial que você conheça as legislações e normas desse mercado.

O mercado empreendedor não para, e quem tem ideias novas já está um passo à frente! Você conhece o nosso serviço de desenvolvimento de produtos? Nele, os consultores da EJEQ realizam a formulação de produtos da indústria química e alimentícia para seus clientes, que trazem a ideia e a ambição de expandir suas vendas! Conheça esses projetos!

Gostou do conteúdo? Então, venha conhecer nosso blog! Lá temos diversos conteúdos interessantes para você! Também aproveite para conhecer nossa carta de serviços! Somos uma empresa júnior de consultoria no ramo alimentício e químico industrial, que entrega soluções completas e personalizadas há mais de 30 anos!

Que tal realizar um projeto com a EJEQ Consultoria e impulsionar suas vendas?

Nosso time de consultores especialistas estão ansiosos para resolver suas dores e transformar sua realidade! Envie seu contato pelo formulário ao lado!