Os Pães e Bolos são alimentos do cotidiano no Brasil, com uma notória presença no Café da Manhã, e por isso compõe juntos 36% de toda a indústria alimentícia. Revelando o quão promissor é esse mercado e seu crescimento, mas dois tipos de deteriorações são muito comuns nesse tipo de produto alimentício, o que acarreta numa perda significativa de lucros.
As deteriorações em questão são os Mofos e Bolores, que atacam os produtos do ramo da panificação e confeitaria e impedem a venda desses produtos por longos períodos de tempo. Porém existe uma simples maneira de resolver esse problema, o serviço de Shelf Life.
Esse serviço estuda maneiras de aumentar a validade de um produto através de várias metodologias, para assegurar o maior prazo de validade possível. Com o Shelf Life da EJEQ você pode aumentar a validade dos seus Pães ou dos seus Bolos em até 3 vezes, trazendo maior conforto, confiança e aumento de lucros para o seu negócio!

Por que investir em Shelf Life de Pães ou Bolos?
A proliferação de micro-organismos, especialmente os fungos, é uma das principais causas de perdas na panificação. O bolor não compromete apenas a aparência e o sabor, ele também representa risco à saúde e danos à reputação da marca.
Aumentar a validade, portanto, vai além de uma solução técnica: é um serviço estratégico que agrega valor ao negócio. E, com os avanços tecnológicos e boas práticas de produção, é possível alcançar isso sem prejudicar a naturalidade ou a aceitação do produto final.

3 Dicas para reduzir os Mofos e Bolores
Agora que já entendemos qual o principal vilão da validade desses produtos, iremos apresentar 3 dicas simples e rápidas para ajudar você a impedir a proliferação de mofos e bolores no seu produto.
Dica 1: Escolha uma Boa Embalagem
Que as embalagens comunicam o posicionamento da sua marca com o consumidor todos sabem, mas eles fazem mais por você do que melhorar a apresentabilidade do seu alimento. Elas também são as responsáveis por impedir que o seu pão ou bolo entre em contato com o ambiente externo, isso faz com que seu produto dificilmente seja contaminado por agentes externos à produção. Portanto, escolher bem uma embalagem é uma forma de reduzir essas deteriorações.
Dica 2: Armazene os Ingredientes em Local Adequado
Uma outra forma de impedir proliferação dos mofos é cortando o mal pela raiz! Ao manter os ingredientes usados em locais adequados, a chance de contaminação desse ingrediente é drasticamente reduzida. Consequentemente, o produto final tem menor chance de estar contaminado com os fungos causadores do mofo.

Dica 3: Incorpore aditivos na Formulação do Alimento
Os aditivos são grandes aliados no combate às deteriorações, pois podem ser tanto naturais quanto industriais. Esses compostos, utilizam de diversas práticas para deixar o seu pão ou bolo menos suscetível aos bolores. Porém, os aditivos podem alterar as experiências sensoriais oferecidas pelos produtos caso utilizados de maneira errada, por isso o recomendado é a contratação de uma consultoria alimentícia para ajudar nessa tarefa.
Conclusão: Como Acabar de vez com os Bolores
Bolores são um desafio constante na indústria de panificação, mas também uma oportunidade. Com ajustes simples e investimentos inteligentes, é possível oferecer produtos com maior prazo de validade e valor agregado, tudo isso sem abrir mão do sabor, da textura ou da naturalidade.
A melhor forma de iniciar o combate às deteriorações é com a ajuda de uma consultoria especializada, pois o conhecimento técnico é o diferencial entre o sucesso do seu produto e a continuidade da deterioração. A EJEQ pode te ajudar nesse desafio, contando com mais de 200 clientes satisfeitos e 30 anos de experiência, a nossa missão é ajudar você a alavancar o seu negócio com o Shelf Life! Quer entender mais sobre nós? Clique aqui para conhecer nossos serviços.

Gostou desse artigo e quer conhecer mais sobre o mercado alimetício? Então não deixe de conferir nosso blog, atualizado semanalmente com diversos conteúdos sobre inovações, mercado alimentício, cases de sucesso e outras informações crucias para empreendedores do ramo alimentício. Clique aqui para conferir.