Você já se imaginou vivendo em um mundo em que existem alimentos que podem prevenir doenças, melhorar seu sistema imunológico e promover o bem estar e uma melhora significativa na sua saúde? Esses são os “Superalimentos”. Eles recebem esse nome justamente por ter uma composição nutricional magnífica, possuindo vitaminas, minerais, fibras, e diversos compostos bioativos.
Quais são os Superalimentos?
Os superalimentos em sua grande maioria já são conhecidos pela sociedade no geral, porém, geralmente as pessoas não sabem do seu poder e dos benefícios que eles podem trazer a sua saúde. Agora, segue alguns exemplos de superalimentos:
- Chia: previne o envelhecimento precoce, é rica em fibras, então aumenta a saciedade. Além disso, também baixa os níveis de colesterol.
- Alho: Pode combater fungos, bactérias e vírus, é anti inflamatório e fortalece a saúde cardiovascular.
- Açaí: É extremamente antioxidante, além de ser fonte de ômega 3 e diversas vitaminas e minerais.
- Iogurte: Possui probióticos com bactérias benéficas a saúde, além de ser fonte de cálcio e proteína, o que fortalece a saúde dos ossos.
Fonte: touch and go
Impacto dos Superalimentos na Saúde Humana
Que os superalimentos fortalecem sua saúde você já sabe, mas por acaso você conhece os impactos que eles podem causar na sua vida? e como podem te fazer sair de uma saúde péssima para uma pessoa extremamente saudável?
Hoje, a má alimentação é um dos fatores que mais causa doenças no mundo, como diabetes, anemia, além de diversos problemas estomacais. Isso acontece porque o nosso corpo precisa de nutrientes e minerais para manter um bom funcionamento.
Por isso, incluindo os superalimentos na sua vida, tudo pode mudar. Eles vão melhorar sua saúde, com suas ricas quantidades de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros compostos bioativos, você verá sua saúde se recuperar e se transformar, trazendo muito mais qualidade de vida.
Superalimentos e Tendências de Consumo
Os superalimentos vêm ganhando cada vez mais destaque no mercado entre os consumidores, pois recentemente, foi possível visualizar uma onda de pessoas com o objetivo de alterar seu estilo de vida, buscando uma vida mais saudável e alimentos naturais, com alto teor nutricional. Além disso, dietas como a vegana e sem glúten também ganharam força, e pelo fato de elas serem compostas de alimentos saudáveis, os superalimentos podem estar presentes nelas.
Portanto, pelo fato de o mercado consumidor estar crescendo, investir nesse ramo e no desenvolvimento de produtos que possuam os superalimentos, como pós, cápsulas e barras de proteína, poderá trazer bons resultados e um lucro alto.
Desafios na Produção Sustentável de Superalimentos
Porém, como nem tudo são flores, a produção de superalimentos vem passando por alguns desafios. Um dos principais problemas a serem enfrentados é em relação ao espaço, pois pelo fato de a produção dos superalimentos estar crescendo mais a cada dia que passa, as terras destinadas ao plantio também vem diminuindo, o que pode trazer muitos problemas, como o desmatamento, a procura de novos locais para o plantio, e também a poluição do solo e da água.
Além disso, outro desafio frequente na produção de superalimentos, é diretamente relacionado à acessibilidade de alguns grupos com esses alimentos, pois pelo fato de o mercado consumidor ter crescido, e as terras destinadas ao plantio não, os valores acabaram subindo para o produtor e consequentemente para o consumidor final também. Algumas pesquisas indicam que a alimentação saudável será mais cara que a não saudável até 2026, o que trará diversos prejuízos à saúde da população com poder aquisitivo menor.
Regulação e Etiquetagem de Superalimentos
Apesar dos superalimentos serem extremamente saudáveis e benéficos à saúde, você sabia que não existe uma definição da palavra e nenhuma regulamentação em relação ao uso deste termo em embalagens e rótulos?
E isso pode ser um problema gigantesco, pois as marcas podem enganar os consumidores, fazendo-os pagar preços absurdos no produto e acreditar que estão consumindo um alimento com elevado valor nutricional.
Além disso, muitas marcas não fornecem a informação da quantidade de superalimento que o produto possui, o que de certa forma também é uma enganação para o consumidor.
Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos com Superalimentos
Como já foi dito anteriormente, o mercado de produtos com superalimentos é um dos que mais apresentam crescimento atualmente, e com isso, a produção e o desenvolvimento de novos produtos que possuam essa classe de alimentos em sua composição também está disparando no crescimento.
Hoje, é muito comum estar nas redes sociais e ver propagandas de produtos classificados como “fitness”, como barras de proteínas, whey protein, cápsulas de vitaminas em pó, entre outros. Nesses produtos, é destacado o fato de serem compostos por superalimentos, o que traz diversos benefícios à saúde, e vem chamando atenção do consumidor. Por conta disso, trazer mais opções inovadoras de produtos com superalimentos é algo que trará muito lucro e reconhecimento no mercado.
Por que eu deveria investir nesse mercado?
Como foi visto anteriormente, é visivelmente vantajoso investir nesse mercado por diversos fatores, como:
- Crescente Demanda: Cada vez mais as pessoas buscam por um estilo de vida mais saudável, e para isso se tornar possível, elas necessitam de produtos saborosos e inovadores no mercado, com sabores diferenciados e que as faça querer continuar nesse estilo de vida em ascensão.
- Diversidade de produtos: São diversos os alimentos classificados como superalimentos, indo desde de sementes e grãos até frutas e legumes. Isso traz uma vasta gama de opções para o desenvolvimento de novos produtos.
- Potencial de lucro: Como foi destacado anteriormente, o número de pessoas adeptas a uma vida saudável vem crescendo muito, então o consumo desses alimentos também aumentou gradativamente, o que consequentemente aumenta o lucro ao levar esses produtos inovadores ao mercado.
- Sustentabilidade em alta: A preocupação com o método no qual os alimentos são produzidos também é algo com exponencial crescimento, visto que com o aumento dos desmatamento e do uso de agrotóxicos, hoje as pessoas buscam por produções mais naturais e sustentáveis, por isso, alinhar esse tipo de produção com o mercado de superalimentos pode ser algo extremamente vantajoso.
E como a EJEQ pode me ajudar?
O mercado empreendedor não para, e quem tem ideias novas já está um passo à frente! Você conhece o nosso serviço de desenvolvimento de produtos? Nele, os consultores da EJEQ realizam a formulação de produtos da indústria química e alimentícia para seus clientes, que trazem a ideia e a ambição de expandir suas vendas! Conheça esses projetos!
Gostou do conteúdo? Então, venha conhecer nosso blog! Lá temos diversos conteúdos interessantes para você! Também aproveite para conhecer nossa carta de serviços! Somos uma empresa júnior de consultoria no ramo alimentício e químico industrial, que entrega soluções completas e personalizadas há mais de 30 anos!