Com o avanço da tecnologia, as pesquisas e o desenvolvimento de alternativas ao consumo de carne vêm se intensificando. Dessa forma, temos opções mais baratas, mais gostosas e até mais saudáveis para o dia a dia.
imagem: Alimentos Vegetarianos
Questões da atualidade
Muitas questões surgiram ao longo das últimas décadas, tais como o desenvolvimento sustentável, o bem-estar e a ética animal e até mesmo a própria saúde humana.
É fato que a agropecuária, se não for praticada de forma consciente, pode causar a compactação do solo, além da inevitável liberação de gases do efeito estufa por parte dos animais. O Brasil pratica muito a agropecuária extensiva, onde ocorre a criação em grandes áreas. O tráfego e pastoreio dos animais compactam o solo, deixando-o impróprio para cultivo e crescimento de plantas, então, estes não podem mais ser usados.
E também, os gases produzidos pelos animais se acumulam e impedem a saída dos raios provenientes do sol da nossa atmosfera, causando aumento de sua temperatura média.
O conhecimento dos maus-tratos e crueldade no processo da fabricação de carne vem gerando debates na sociedade contemporânea. A criação, reprodução e abate são frequentemente considerados excessivamente crueis e até desnecessários. Com o advento da internet, cada vez mais temos acesso a vídeos e imagens que chocam o público e nos fazem repensar sobre apoiar a indústria de carne.
Precisamos de alternativas?
Com o avanço dos estudos e do desenvolvimento dos produtos veganos, uma dieta sem carne e devidamente planejada pode fornecer todos os nutrientes necessários para se viver de forma saudável. Assim, quem não quer ou não gosta de consumir carne pode, sem problemas, aderir à dieta alternativa.
Assim, novas necessidades surgem e o próprio público demanda novos produtos de acordo com suas perspectivas.
Por isso, as indústrias inovam em formas de atender às novas exigências, como o veganismo, que preza por ingredientes que não têm origem animal, e a produção de alimentos Plant-Based, que podem substituir a carne ou complementar a dieta, tornando-a mais diversificada e nutritiva. Diversos são os motivos que levam as pessoas a trocarem a carne, mas independentemente de quais sejam eles, todos querem algo de qualidade e com opção de escolha. Saiba mais sobre Veganismo e alimentos Plant-Based!
Logo, a resposta para a pergunta do título é: Sim! Precisamos de alternativas para as nossas novas tendências de consumo.
E quais são essas alternativas?
Quando falamos de “alternativas para a carne”, logo lembramos da soja, alguns até pensam no grão-de-bico, outros na lentilha, mas na verdade a lista é muito mais ampla e engloba as leguminosas, o tofu, os cereais integrais, as folhas verdes escuras e muito mais!
E ainda melhor, existem diversas receitas e opções de consumo para todos os gostos, e a criatividade tem um papel central numa indústria nova e cheia de possibilidades. A crença de muitos de que a dieta vegana é chata e tem poucas opções está ficando para trás.
Onde posso encontrá-las?
Ultimamente, também há a crescente inclusão das alternativas ao consumo de carne nos cardápios mundo afora. As pessoas podem provar e tirar suas próprias conclusões.
Também é mais fácil encontrar opções veganas nos mercados, com os produtos contendo selos para facilitar a identificação ou estando em alas específicas. Dessa forma, o consumidor está ciente do que está comprando e consumindo. Nos restaurantes, os menus incluem e explicitam os pratos que não contém ingredientes de origem animal, incluindo os veganos e vegetarianos, e os atraindo a frequentar o lugar.
Cosméticos, produtos de higiene e limpeza também estão seguindo a tendência do mercado.
As alternativas ao consumo de carne e derivados incluem mais do que veganos e vegetarianos
Mesmo que grande parte dos produtos sem ingredientes de origem animal sejam destinados ao público que escolhe consumi-los, outras pessoas também podem se aproveitar da tendência!
Intolerantes à lactose têm a segurança de consumir produtos veganos, por exemplo, evitando assim o desconforto dos sintomas. Também existem aqueles que têm alergia à própria carne e outras derivações. Além de que os produtos sem carne são mais fáceis de mastigar e digerir. Portanto, sem dúvidas, o desenvolvimento desses produtos é benéfico para uma boa parcela da sociedade, que às vezes nem tem ideia de que pode melhorar sua dieta.
Quais as barreiras desse nicho?
Como nem tudo são flores, os produtos veganos ainda têm um longo caminho a percorrer para competir de igual para igual com a carne, e para isso, precisam vencer alguns obstáculos, como:
O preço: mesmo que existam mais alternativas ao consumo de carne do que antigamente, ainda é voltado para um público mais nichado e com menos pessoas, então temos menos produtos, o que aumenta o preço.
Mentalidade das pessoas: se o objetivo em adotar os produtos sem carne é ajudar o planeta e as causas animais, não é preciso adotar uma dieta estritamente vegana, pois diminuir e alternar o consumo de carne pode fazer uma grande diferença! Às vezes, um dia trocando uma refeição de base animal por uma de base vegetal, diminui consideravelmente a quantidade de carne consumida no ano. E também , e não menos importante, é preciso estar aberto a novos sabores e produtos.
Entretanto, mesmo com esses desafios, as alternativas ao consumo de carne ainda são uma grande oportunidade para quem estiver disposto a investir. Ajudando a aumentar o número e a qualidade das opções e tornando o preço mais competitivo.
O mercado empreendedor não para, e quem tem ideias novas já está um passo à frente! Você conhece o nosso serviço de desenvolvimento de produtos? Nele, os consultores da EJEQ realizam a formulação de produtos da indústria química e alimentícia para seus clientes, que trazem a ideia e a ambição de expandir suas vendas! Conheça esses projetos!
Gostou do conteúdo? Então, venha conhecer nosso blog! Lá temos diversos conteúdos interessantes para você! Também aproveite para conhecer nossa carta de serviços! Somos uma empresa júnior de consultoria no ramo alimentício e químico industrial, que entrega soluções completas e personalizadas há mais de 30 anos!