Análise de Mercado: o fator determinante do sucesso quando for inova!

02/09/2020

A inovação no mercado deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigatoriedade. Sem ela, é impossível crescer e colher frutos do empreendedorismo. No entanto, existe um ponto crucial quando se trata de empreender que te fará entender quais passos está tomando e de que formas alcançará o triunfo. Esse ponto é a Análise de Mercado.

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Mulher fazendo uma Análise de Mercado em seu computador com gráficos e indicadores

Fonte: freepik

Mas afinal, o que é análise de mercado?

Esse termo é bastante utilizado para definir o tipo de estudo que deve ser feito para que se tenha noção de “como anda o mercado”. Por vezes, é importante perceber o que os empreendimentos similares ao seu estão fazendo que dá certo e aplicá-lo da sua maneira para trazer clientes ao seu negócio.

Como funciona um estudo de mercado?

Para facilitar o seu entendimento, vamos dividir a análise de mercado em 3 etapas principais:

  • Clientela;
  • Concorrência;
  • Fornecedores.

#01 → Clientela

Antes de explicarmos essa etapa, entender o conceito de persona é de grande importância. Esse conceito se assemelha bastante ao de público alvo, que é bem disseminado no mundo dos negócios; entretanto, ele tem algumas diferenças chave para se atentar.

Assim como públicos alvo, criamos personas para conseguir entender melhor os nossos clientes. Cada persona serve para que seja possível agrupar conjuntos de clientes com características similares, facilitando a criação de produtos assertivos e direcionados.

A diferença entre os termos está na especificidade das segmentações. Para montar uma persona, você precisa de informações além das tradicionais (como gênero, idade, localidade). Aqui, levamos em consideração, também, informações como hobbies, interesses, dificuldades e habilidades que essa pessoa possa ter

Ou seja, uma persona é muito mais específica, sendo, assim, muito mais assertiva.

E para criá-las, faça uma pesquisa com um grupo de clientes seus e, se possível, dos seus concorrentes também! Isso vai te trazer uma noção melhor de quais dores cada tipo de cliente tem, bem como quais são suas necessidades, prazeres, e por aí vai.

#02 → Concorrência

A segunda etapa da sua análise de mercado envolve um estudo focado nos seus concorrentes. Mas não precisa se preocupar! Isso não significa que você deve sair espionando e plagiando ideias! Esse estudo exige que você coloque uma lente de cliente e análise o comportamento dos seus concorrentes.

Entenda o horário de funcionamento, o tipo de atendimento, o tipo de abordagem, mas principalmente, o tipo de produto! Enfim, entenda o que seus concorrentes fazem que falta no seu serviço e que pode agregar no seu negócio para alcançar melhores resultados.

Aqui na EJEQ, fazemos constantes análises de mercado quando prestamos o serviço de desenvolvimento de produtos alimentícios. Isso porque nele, nossos clientes desejam que elaboremos uma receita nova de um produto de seus interesses. Nesse processo de inovação, precisamos entender como a área específica do mercado funciona; portanto, procuramos por produtos similares para entender o que dá certo, e assim aplicamos o que aprendemos.

E você? Já pensou em ter um novo produto alimentício com a sua marca e com uma receita elaborada por uma empresa júnior de mais de 30 anos de experiência no mercado, que oferece soluções personalizadas com foco na indústria alimentícia? Entre em contato conosco para um diagnóstico gratuito e juntos seremos o próximo case de sucesso!

#03 → Fornecedores

Como último passo, está na hora de estudar os seus possíveis fornecedores. Essa etapa serve principalmente para que se possa ter noção de o que é possível fazer dentro do mercado atual.

Lembrando que, quando estamos falando de um estudo de mercado, o objetivo principal é alguma inovação. Seja um desenvolvimento ou aprimoramento de produto, fórmula, processo ou serviço.

Portanto, não podemos nos dar ao luxo de projetar inovações surreais. É preciso criatividade sem tirar os pés do chão. E é exatamente isso que um bom estudo de fornecedores vai propiciar.

Aqui você deve se atentar à fatores como preço, material, volume, qualidade e outros que podem limitar a sua criação ou adaptação.

E com isso, você pôde entender um pouco melhor sobre a análise de mercado! E aí? Sabia que somos experts em realizar essa etapa importantíssima para empreendimentos inovadores? Se interessou em desenvolver um produto com a gente?
Além do desenvolvimento de produtos alimentícios, a EJEQ oferece diversas soluções voltadas à indústria de alimentos que podem ser a ajuda que você precisa para crescer! Conheça nossa carta de serviços e entre em contato com um especialista caso possamos ajudar com algo! 

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