Antes de falarmos da validade de alimentos veganos, você muito provavelmente já sabe o que são alimentos veganos, não é? Muito em alta, vemos que embora seja o estilo de vida das pessoas que optam por não consumir quaisquer tipos de produtos de origem animal, também se torna opção para alérgicos e intolerantes. Portanto, está sendo cada vez mais comum encontrar opções veganas nas prateleiras dos grandes supermercados.
De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, o número de alimentos veganos no Brasil já ultrapassa 7 milhões. Não há dúvidas de que o mercado vegano, não só de alimentos, mas cosméticos e bebidas, não para de crescer. Assim, é claro que podemos ver como uma ótima oportunidade de tirar novas ideias do papel e investir no mercado!
Falando em alimentos, o tempo de prateleira (nosso famoso Shelf Life) influencia muito na reputação e competitividade das empresas no mercado. Quanto mais rápido seu produto perde a validade, menos atrativo ele se torna para as prateleiras, não acha?
Como adentramos no mundo vegano, uma atenção especial deve ser tomada quanto a validade deles. Continue lendo esse post e saiba como é possível aumentar o tempo de validade dos alimentos veganos! Clique aqui para conhecer mais sobre um cliente que expandiu muito seu negócio de veganos!
Fatores que limitam a validade
O aumento do Shelf Life permite aumentar sua produção e expandir as vendas para cada vez mais mercados. Mas você sabe que condições influenciam diretamente nessa difícil luta por alimentos mais duradouros?
Como determinar o prazo de validade
Primeiramente, é importante lembrar que a durabilidade de um alimento não é determinada apenas pelos aspectos físicos, perder o sabor, aroma ou mudar a cor já é sinal de que seu produto está fora da validade. Você deve ficar atento e realizar a análise sensorial frequentemente, assim é mais fácil determinar se está mudando, aumentando ou diminuindo, o prazo de validade.
Fatores intrínsecos e extrínsecos são responsáveis pelas deteriorações que aparecem no alimento. Quantidade de umidade, reação com o ar que respiramos, temperatura do ambiente e exposição a luz são bons exemplos das causas que fazem o tempo de prateleira diminuir. Além desses, você pode conhecer muito mais sobre esses fatores acessando nosso E-book com todas as informações sobre Shelf Life.
Por que estender o prazo?
Mas e aí? Por que você deve investir no aumento do Shelf Life do seu produto? Como já comentei ali em cima, podemos dizer que o aumento da validade de alimentos é a porta de entrada para atrair novos clientes, já que está completamente ligado ao desemprenho desses produtos no mercado.
Além disso, como falamos de alimentos veganos, muitos cuidados devem ser tomados na sua fabricação, investindo em opções alternativas como “carnes” a base de plantas; leites de vegetais; entre outras variedades que, por vezes, tem um valor de compra maior. A suplementação nutritiva também é muito importante. Quando se deixa de comer as maiores fontes de proteína de origem animal, o organismo sente falta, portanto, faz-se necessário o investimento na suplementação do alimento também.
Agregando valor ao produto, inevitavelmente são alimentos mais caros. E ninguém quer pagar por algo que está prestes a estragar, não é?
O que se pode fazer para aumentar a validade de alimentos veganos?
Existem algumas maneiras de conservar melhor o produto, assim aumentando a validade de alimentos veganos, combatendo os fatores intrínsecos e extrínsecos que tanto nos atrapalham. Veja só:
Aditivos alimentares
O método mais popular e que traz mais resultados é a conservação pelo uso de aditivos. Regulamentados pela ANVISA, é claro, os aditivos como conservantes, antioxidantes e antiumectantes, por exemplo, tem suas funções especificas para cada tipo de deterioração que acontecer no seu produto, a fim de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais.
A atenção especial está na hora de escolher os aditivos que não são de origem animal e também não foram testados em animais. Cada tipo de alimento possui uma resolução própria com uma lista de aditivos permitidos e, a partir dessa, você pode escolher o que mais se adapta ao produto. Existem sites que listam aditivos sem qualquer origem animal para facilitar sua procura, olha só!
Processo produtivo e controle da temperatura e da umidade
Pode não ser a primeira opção que nos vem à cabeça, mas uma simples mudança na forma de armazenamento ou manipulação dos ingredientes pode ser responsável por uma grande diferença na data de validade. As famosas Boas Práticas de Fabricação trazem um conjunto de bons hábitos que você deve tomar no seu ambiente de trabalho.
Conhecendo as condições ideais dos utensílios, convém lembrar que materiais usados para a fabricar algum produto animal não são restritos para fazer produtos veganos. Porém, devem ser lavados e higienizados de forma correta para que não ocorra contágio cruzado. Entretanto, o melhor a se fazer é usar materiais e máquinas separadas para a produção de alimentos veganos, ou seja, sem contato com itens de origem animal, garantindo assim nenhum problema para consumidores alérgicos.
O controle de temperatura e umidade também está relacionado ao BPF! Visto isso, o local onde você armazena suas matérias primas e o seu local de produção devem estar apropriados para o bom resultado do alimento final.
Não só isso, mas o envase também possui seus desafios, o material errado ou a armazenagem e transporte errados podem causar problemas de conservação quanto a umidade, e alterar a aparência do produto.
Embalagem
O papel das embalagens consiste em atrair, informar e proteger. E é na proteção que almejamos aumentar o tempo de validade. Portanto, para isso é necessário encontrar a melhor embalagem para proteções específicas. Cada material possui funcionalidades específicas que protegem o alimento contra danos físicos, evitam vetores biológicos, defendem contra contaminação química e, principalmente, garante que o alimento mantenha suas características nutricionais e sensórias.
Visto nossa atenção a produtos veganos, optar por embalagens sem nenhum componente de origem animal é indispensável. E se forem sustentáveis? É ainda melhor! Esse estilo de vida visa muito pelo impacto ambiental, assim, deve-se pensar em opções amigas da natureza, embalagens recicláveis ou que possam ser reaproveitadas.
Qualidade do produto vegano
Concordamos que produto vegano por si só já apresenta alto valor agregado devido a seleção dos ingredientes e a preocupação com o processo de produção. Mas, ainda assim, é possível melhorar a qualidade e deixar um produto super atrativo para os clientes, trazendo satisfação e o almejado lugarzinho nas prateleiras dos grandes supermercados de todo o país.
No entanto, devido a dificuldade de garantir que o alimento seja 100% vegano, além de poder conferir confiança e segurança aos clientes, criou-se certificações que possuem requisitos para essa garantia, estas certificações são os selos de veganismo.
No Brasil, o selo mais importante é o Certificado Produto Vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), comumente chamado de Selo Vegano. É um selo dado ao produto, não à empresa ou à marca, certificando que o alimento em questão não possui quaisquer ingredientes de origem animal e nem realiza testes em animais.
Tendo o selo, existem benefícios para cada um dos lados. Para a produção de alimentos, é vital para que se tenha muito zelo com cada etapa realizada na fabricação. E para você, além de estar preocupado com o prazo de validade, também garantirá ótima qualidade para o produto!
Você chegou até aqui e já sabe como pode alavancar as vendas nesse mercado cada vez mais popular, aumentando a validade de alimentos veganos. Agora é hora de implementar no seu negócio!
Se ficou interessado em elevar o Shelf Life do seu produto, saiba que nós, da EJEQ, somos especialistas nisso e já ajudamos a aumentar o tempo de prateleira de diversos produtos dos nossos fiéis clientes! Veja nossos cases de sucesso clicando aqui!
Estamos a 30 anos no mercado encontrando as melhores soluções para os nossos clientes. Entre em contato com a gente para que possamos te ajudar!