O mercado das comidas fitness ou comidas fit demonstrou um crescimento de cerca de 98% nos últimos anos no Brasil e continua, ainda, se desenvolvendo!
Assim, para as empresas da área alimentícia atual, é muito importante conhecer esse setor, entender como ele está aumentando e definir como é possível entrar nesse mercado cheio de oportunidades.
No post de hoje, explicaremos desde o básico sobre o setor de alimentos fitness – o que é esse mercado, como ele está crescendo e por que você deve entrar nele – até estratégias para sua empresa desfrutar das tendência dessa área!
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O que é comida fitness?
Primeiramente, é importante entendermos o centro dessa área de mercado: a comida fit.
As definições sobre alimentos fitness são bastante amplas e diversificadas. Mesmo assim, todas estão centradas em um conceito: o equilíbrio.
Então, o alimento fitness é aquele que colabora para uma dieta saudável, equilibrada e completa. Ele deve ser rico em bons nutrientes, completo de vitaminas e minerais saudáveis e com baixos teores de gordura.
Esse tipo de cardápio pode incluir desde uma marmita saudável ou uma massa light integral até doces funcionais com ingredientes variados. As opções são muitas!
Normalmente, o consumo de alimentos fitness também é aliado à prática regular de exercícios físicos.
Essa dupla tem o poder de alavancar a saúde, a forma e a disposição das pessoas, o que explica as duas práticas andarem lado a lado.
Com isso, conseguimos concluir que o alimento fitness é destinado não somente a quem deseja ser mais saudável, mas também aos atletas e às pessoas que desejam emagrecer comendo bem e fazendo exercícios – esse é um público e tanto!
O crescimento do mercado de comida fitness
Para entendermos como cresce esse setor de alimentos, devemos lembrar que os consumidores de hoje buscam cada vez mais por alimentos e bebidas que podem ajudá-los a conquistar seus objetivos de saúde, forma física e nutrição.
Resumindo: os consumidores não querem somente alimentos saborosos, eles desejam, também, alimentos que os mantenham saudáveis!
Dados atuais
Dentro dessa busca pelos hábitos saudáveis, encaixa-se muito bem a opção de comida fitness. Para ilustrarmos, os dados a seguir mostram o tamanho desse mercado no Brasil e suas positivas tendências de crescimento:
- Segundo a agência de pesquisa Euromonitor, o Brasil foi, em 2019, o 4° colocado em consumo de alimentos saudáveis no ranking global.
- Em 2019, o paísmovimentou R$93,6 bilhões em vendas de alimentos e bebidas saudáveis.
- Além do grande interesse do povo brasileiro pelos alimentos fitness, esse mercado vem crescendo muito nos últimos anos e deve continuar essa tendência: o crescimento médio do setor é de 12,3% ao ano, segundo a Brasil Food Trends 2020.
As outras tendências alimentares
O relatório Brasil Food Trends 2020 revela, também, alguns dados interessantes sobre as características mais valorizadas pelos novos consumidores em seus alimentos, tratando-se de saúde:
- Produtos benéficos ao desempenho físico e mental;
- Produtos benéficos à saúde cardiovascular;
- Produtos benéficos à saúde gastrointestinal;
- Para dietas específicas/restritivas/alergias alimentares;
- Com aditivos e ingredientes naturais;
- Funcionais (com maior valor nutritivo ao organismo);
- Isentos ou teor reduzido de sal, açúcar ou gorduras;
- Orgânicos;
- Minimamente processados.
Assim, é possível, também, “misturar” várias tendências dos alimentos (veganos, vegetarianos, orgânicos, funcionais, sem lactose ou glúten e outras) à produção de uma comida fitness.
Podemos perceber, então, que o mercado de comidas fit apresenta oportunidades bastante promissoras para diversos tipos de empresas brasileiras do ramo alimentício!
Por que entrar nesse mercado
Como já vimos, dois dos fatores que são boas justificativas para as empresas de alimentos atuais quererem entrar no ramo de alimentos fit são: a grandiosidade desse setor no Brasil e, também, o seu grande crescimento no país.
Além desses pontos, podemos olhar para alguns dados promissores do relatório de Tendências Mundiais de Alimentação e Bebidas 2017, da agência de pesquisa Mintel:
- 4 em cada 5 brasileiros estão dispostos a dispender valores mais altos se o alimento for de maior valor nutricional;
- 79% dos entrevistados dos entrevistados substituem produtos industrializados por produtos mais saudáveis;
- 44% dos entrevistados preferem produtos livres de corantes artificiais e;
- 24% dos adultos brasileiros entrevistados consumiriam mais grãos integrais (de alta complexidade) se soubessem como fazê-los do dia a dia.
Considerando esses números, é evidente que entrar no setor de comidas fitness se mostra como uma boa opção!
Como entrar no ramo de comida fitness?
Agora, sabendo que os alimentos fit são ótimas escolhas de mercado no Brasil, resta a pergunta: como posso entrar nessa tendência?
Para essa pergunta, não há uma resposta certeira. Há diversas opções para empreender nessa área!
Sabendo que os consumidores atuais estão mais à procura de alimentos saudáveis e constantemente buscando novidades, sua empresa pode entrar no ramo de várias maneiras. Assim, elencaremos algumas estratégias interessantes para a exploração do mercado de comidas fitness a seguir!
Desenvolvimento de produtos
Entre essas opções, por exemplo, está o desenvolvimento de produtos que atendam à categoria de comida fitness. Essa é uma rota com diversas oportunidades promissoras e você pode entender mais sobre o passo a passo completo para o desenvolvimento de um produto novo neste nosso outro post.
Como já mencionado, desenvolver um produto fit e, ainda, que atenda a algum nicho específico do mercado (veganos, vegetarianos, orgânicos, sem lactose ou glúten e outras) pode ser uma ótima estratégia.
Alimentos funcionais
Existem, também, os alimentos funcionais e enriquecidos, que podem se encaixar nessa área fitness e aliada à prática de exercícios físicos. Essas são as comidas que possuem nutrientes ou outros compostos com papéis além de somente nutrir os nossos organismos.
Para um conteúdo completo sobre os alimentos funcionais e como seu mercado pode ser explorado, temos, também, o seguinte post.
Marmitas saudáveis
Outra ideia bastante interessante é o serviço de marmitas. Empresas como a Liv Up e a Bonnano Vegano fazem serviços de distribuição de marmitas saudáveis e balanceadas para os consumidores, que são, ainda, veganas no caso da segunda empresa!
Você pode conferir mais sobre os resultados do nosso projeto de sucesso com a Bonnano Vegano neste case!
Como a EJEQ pode ajudar você na entrada desse ramo?
A EJEQ é uma empresa especializada em serviços de consultoria e desenvolvimento de produtos na área química e de alimentos, com foco em inovação, qualidade e sustentabilidade.
Nossos serviços incluem desenvolvimento e melhoria de produtos alimentícios, por meio de ferramentas e metodologias que entregam soluções personalizadas e eficientes para diferentes tipos de negócios. Por isso, além de todas as rotas oferecidas, podemos te ajudar a criar seu produto no ramo fitness elevando o status da sua marca!
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