Comidas pet: Confira 4 tendências do mercado e como segui-las!

16/04/2020

O mercado de comidas pets vem cada vez mais ganhando destaque na economia brasileira. Hoje, cerca de 0,36% do PIB nacional corresponde ao setor de itens para animais de estimação, à frente das indústrias de utilidades domésticas e automação industrial, conforme os dados apresentados pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Desse valor, 73,9% representa o forte mercado de Pet Food, ou Comida Pet.

Contudo, esse faturamento não se justifica apenas por sermos o 3º maior país em população total de animais de estimação. A mudança de comportamento das pessoas em relação ao tratamento dos seus bichinhos também levou a esse consumo expressivo. O destaque está na procura por novas tendências no mercado de comidas pet, tema que será discutido no artigo de hoje!

cachorro e donos ilustrando o tema de comidas pet

Fonte: Freepik

Tendências no Mercado de comidas pet

Premium

Durante a elaboração de alimentos Premium, os especialistas buscam por ingredientes com maior valor e qualidade nutricional, isto é, mais ricos em vitaminas e minerais, como o frango, o peru e a ovelha.

Com esta seleção de insumos mais nobres, a porcentagem de produtos de origem animal nessa alimentação é bem maior. Dessa forma, acabam oferecendo uma maior digestão aos animais e consequentemente, um trabalho menor para metabolizarem a sua comida. Tampouco podemos esquecer que o consumo diário de ração será menor nem que haverá uma redução no volume de fezes.

Os produtos considerados como Premium, geralmente, possuem aditivos químicos como conservantes, corantes e palabilizantes. No entanto, é possível encontrar marcas que nem os utilizam ou que os substituam por uma alternativa natural, que possuem a mesma finalidade. Esta troca se justifica pelas reações alérgicas causadas por alguns aditivos.

Segmentação

Seguir uma tendência que atenda apenas uma parte desse grande mercado pode parecer, no primeiro momento, uma quantidade menor de clientes e por consequência, uma entrada menor de caixa no negócio. Bom, sinto em dizer que isso não é necessariamente uma verdade!

Para ilustrar, imagine que a sua empresa produza alimentos conforme a idade do pet. Para isto, você busca sempre regular o tamanho das porções de consumo e valor nutricional necessários para cada faixa etária.

O simples fato de segmentar esse nicho te leva a ser um diferencial, visto que nem sempre é possível encontrar estrutura no mercado que atenda a todos os tipos de estilos e restrições alimentares existentes. A preocupação e o cuidado em oferecer opções para públicos mais específicos certamente agregarão valor à sua marca. E claro, também alcançarão uma clientela que estará propensa a investir!

É aqui que encontramos as alimentações veganas, vegetarianas, naturais, livres de transgênicos, zero lactose… Para descobrir mais sobre esses tipos de restrições, selecionamos uma categoria de posts em nosso blog para te manter antenado, basta clicar neste link!

Saúde

Muito ligado à tendência anterior, aqui temos a produção de comidas mais focada na saúde dos nossos animaizinhos de estimação. Logo, a demanda por alimentos que atendessem às necessidades nutricionais e à melhora na qualidade de vida deles cresceu. Reflexo, ainda, da preocupação das pessoas em cuidar deles como membros da família.

Essa imagem não espelhou somente no crescimento do Pet Food, visto que a busca por produtos de saúde bucal, banho e tosa ou de fortalecimento dos ossos, por exemplo, também elevou. Com isso, podemos perceber um aumento nos setores de Pet Vet e Pet Care.

Humanização

Ainda atrelado à maior interação entre os seres humanos e os seus animais, eventos e celebrações, antes comemorados apenas entre as pessoas, começaram a adentrar também no mundo dos bichinhos.

Desse modo, podemos observar agora que os aniversários deles começaram a acompanhar bolos, biscoitos, decorações, brinquedos ou até cervejas específicas. Além de datas comemorativas, como a Páscoa e o Natal, com chocolates e panetones.

Como entrar (cada vez mais) no mercado de Pet Food

Assim como qualquer segmento de mercado, o de Pet Food também necessita buscar por constantes inovações, a fim de propiciar a melhor experiência aos seus consumidores e se tornar referência nesse ramo.

Após conhecermos as suas principais tendências, apresentarei algumas dicas que poderão te ajudar a adentrar cada vez mais nesse setor. Confira abaixo!

  • Realize uma análise de mercado para entender quais são as necessidades alimentícias dos animais de estimação dos seus consumidores;
  • Não esquecer de efetuar uma análise de viabilidade antes de lançar um produto novo;
  • Avalie o comportamento e os produtos que os seus concorrentes estão ofertando;
  • Estude quais são são os seus fornecedores e possíveis fornecedores;
  • Selecione um nicho que chamou mais a sua atenção;
  • Aprimore a formulação dos seus produtos existentes e divulgue os novos;
  • Forme parcerias;
  • Ofereça amostras grátis dos seus produtos para os seus clientes experimentarem;
  • Participe de eventos para ajudar nas divulgações e na atenção às novidades.

Como entrar nesse mercado?

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