Procurando um segmento de mercado promissor para investir? Que tal o mercado celíaco? Ele é voltado a consumidores que sofrem de doença celíaca, uma condição autoimune que impede a digestão do glúten, uma proteína presente em cereais como trigo, cevada e centeio.
Além destes, o mercado também atende pessoas sensíveis ao glúten e àqueles que evitam a proteína por preferência pessoal, mais conhecidos como adeptos da dieta glúten free.
Diante dessa demanda, o mercado celíaco oferece diversas oportunidades para quem quer investir em produtos alimentícios sem glúten, que sejam saborosos, nutritivos e seguros.
Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber para empreender com sucesso nesse ramo!
O mercado celíaco no Brasil
O mercado celíaco é um segmento em crescimento no Brasil e no mundo e representa excelentes oportunidades de negócio. De acordo com a FENACELBRA (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros sejam celíacos, o que representa cerca de 1% da população. No entanto, existem ainda os casos não diagnosticados, o que pode aumentar ainda mais esse número.
O mercado de alimentos e bebidas sem glúten no Brasil é representado por bebidas, bolos, pães, biscoitos, macarrão, lanches, laticínios, carnes, condimentos, temperos, pastas e demais produtos isentos de glúten, proteína encontrada em alguns cereais.
O Brasil é o maior mercado consumidor de produtos glúten free da América do Sul e possui perspectivas otimistas para os próximos anos. Segundo a Mordor Intelligence, o segmento deve alcançar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 10,7% até 2027. O mercado é altamente competitivo e impulsionado por consumidores que valorizam a saúde.
Tendências e ofertas
Para se destacar no mercado de alimentos e bebidas sem glúten, é preciso fazer uma boa análise de mercado e saber o que atrai os consumidores celíacos e não celíacos. Somente desenvolver produtos sem a proteína não basta: é importante investir em produtos saudáveis e diferenciados para atrair e fidelizar clientes. Algumas das tendências e ofertas desse segmento são:
- Produtos orgânicos, naturais e sustentáveis, que respeitam o meio ambiente e a saúde humana, evitando agrotóxicos, transgênicos e aditivos químicos.
- Produtos funcionais e enriquecidos, que além de não conter glúten, podem oferecer benefícios adicionais à saúde, como fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e probióticos.
- Produtos diversificados e inovadores, pois o mercado celíaco não se resume apenas ao pão sem glúten. Você também pode explorar massas, bolos, biscoitos, salgadinhos e pizzas com farinhas alternativas, e até cervejas e cosméticos sem glúten.
- Produtos com certificação glúten free: é fundamental que os produtos tenham um selo de qualidade que comprove a ausência de contaminação cruzada por glúten.
Legislações para o setor
Para investir no mercado celíaco você também precisa ficar atento às legislações que regulamentam a produção e a rotulagem dos alimentos sem glúten. No Brasil, a principal norma é a Lei nº 10.674/2003, que obriga os fabricantes a informarem na embalagem a presença ou não de glúten nos produtos alimentícios.
Oportunidades e desafios do mercado celíaco no Brasil
Assim como todo segmento de mercado, o de alimentos e de bebidas sem glúten também possui suas oportunidades e desafios. Eles devem ser cuidadosamente analisados e considerados na hora de realizar o planejamento do seu negócio. São eles:
Oportunidades
- Aumento da demanda por produtos sem glúten por parte dos consumidores celíacos, sensíveis ao glúten ou preocupados com a saúde e o bem-estar;
- Possibilidade de diversificar o portfólio de produtos com opções saudáveis e inovadoras;
- Fidelização dos clientes com produtos saborosos, nutritivos e de qualidade;
- Acesso a linhas de crédito para pequenos produtores.
Desafios
- Custo elevado dos ingredientes sem glúten em relação aos convencionais;
- Necessidade de adaptação dos processos produtivos para evitar a contaminação cruzada por glúten. Saiba como a EJEQ pode ajudar;
- Necessidade de conhecimento especializado para lidar com os requisitos técnicos e sanitários dos produtos sem glúten;
- Concorrência acirrada com grandes marcas que já atuam no mercado celíaco.
Mercado de alimentos e bebidas sem glúten e produtos clean label
Outra tendência do mercado celíaco é a preferência por produtos clean label. Esse termo se refere aos produtos que têm uma lista curta e simples de ingredientes, sem aditivos químicos ou artificiais.
Os consumidores clean label valorizam os produtos naturais, minimamente processados e transparentes em seus processos produtivos. Na prática, eles querem saber a origem, a qualidade e o impacto dos alimentos que consomem, seja na própria saúde ou na natureza.
Portanto, se você pretende atender a essa demanda, é preciso investir em produtos com as seguintes características:
- Naturais: fabricados com ingredientes obtidos diretamente da natureza, sem passar por processos químicos ou alterações genéticas.
- Produtos locais: produzidos na região onde são consumidos ou próximos a ela. Eles reduzem o impacto ambiental do transporte, valorizam os pequenos produtores e fomentam o desenvolvimento regional.
- Ingredientes sazonais: produtos feitos com ingredientes disponíveis em determinadas épocas do ano, conforme o ciclo natural das plantas. Eles garantem o frescor, a qualidade e o sabor dos alimentos.
- Produtos sustentáveis: são aqueles que respeitam os princípios sociais, ambientais e econômicos da produção agrícola ou animal.
Como a consultoria da EJEQ pode ajudar?
Como apresentamos neste artigo, para ter sucesso no mercado celíaco é essencial contar com produtos inovadores, saudáveis e de qualidade. É justamente aí que entra a consultoria da EJEQ, uma empresa júnior formada por estudantes de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e que oferece soluções personalizadas para o mercado alimentício, cosmético e industrial.
A EJEQ pode ajudar a sua empresa a ter sucesso no mercado de alimentos e bebidas sem glúten por meio dos seguintes serviços:
- Desenvolvimento e melhoria de produtos por meio de novas formulações ou adaptação de receitas tradicionais para versões sem glúten, mantendo as características sensoriais e nutricionais dos produtos com padrões rigorosos de qualidade para evitar a contaminação cruzada.
- Aumento do tempo de prateleira através de técnicas de conservação modernas e eficientes, além de embalagens apropriadas para aumentar o tempo de prateleira e reduzir as perdas.
- Rotulagem nutricional, elaborando rótulos conforme a legislação vigente, informando os ingredientes, alergênicos, valores nutricionais e alegações de saúde dos produtos sem glúten.
Com a EJEQ, você vai conquistar o mercado celíaco com produtos diferenciados, competitivos e confiáveis. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!