Entenda como o desenvolvimento de produtos pode aumentar sua competitividade

23/12/2022

Para desenvolver um produto campeão de vendas é preciso investir em inovação e contar com profissionais especializados. Saiba como a EJEQ pode ajudar no desenvolvimento de produtos e entenda mais sobre um cliente que teve seu sonho realizado clicando aqui!

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Desenvolvimento de produtos em larga escala

Mais de 20 mil novos produtos são lançados anualmente no Brasil, mas apenas 20% deles são bem-sucedidos. Fonte: Freepik

O desenvolvimento de produtos representa uma oportunidade excepcional para introduzir soluções inovadoras no mercado, adaptar produtos existentes às regulamentações vigentes, alinhar ideias às demandas de novos públicos, aprimorar o design e superar a concorrência. No entanto, concretizar ideias e transformá-las em produtos lucrativos pode ser um desafio considerável quando se carece de orientação sobre a abordagem adequada. É por isso que elaboramos este guia, no qual apresentamos as etapas fundamentais do processo de desenvolvimento de produtos. Continue a leitura para descobrir como satisfazer as expectativas dos clientes ao oferecer produtos inovadores e de alta qualidade!

Por que apostar no desenvolvimento de produtos?

Um dos principais motivos para pensar no desenvolvimento de produtos é ganhar mercado consumidor e desestabilizar a concorrência. Nesse contexto, é possível criar um produto mais simples e com um preço mais atrativo ao consumidor, identificar novas oportunidades de mercado e criar soluções para necessidades até então não atendidas, apostar em formulações com conceitos sustentáveis, aprimorar formulações já existentes e pensar em várias outras estratégias. 

Independentemente dos motivos para transformar ideias em produtos inovadores e lucrativos, o desenvolvimento de produtos oferece os seguintes benefícios:

  • Possibilidade de redução de custos produtivos sem comprometer a qualidade e o desempenho do produto no mercado;
  • Criar um produto baseado em necessidades específicas dos consumidores;
  • Se diferenciar da concorrência através de produtos exclusivos;
  • Desenvolver um produto de fato útil para o consumidor e com múltiplas possibilidades de uso;
  • Atrair novos clientes para a empresa;
  • Estímulo ao uso de tecnologias e de melhoria de processos;
  • Passar uma imagem mais moderna da empresa aos consumidores;
  • Sair do patamar da invenção e passar para o patamar da inovação, criando produtos mais eficientes e campeões de venda.

De acordo com pesquisas, mais de 20 mil produtos são lançados por ano no Brasil, mas 80% deles fracassam. E por que? Porque com um grande número de lançamentos no mercado, é necessário investir em inovação e em diferenciação para driblar a concorrência e se destacar em um meio tão competitivo. Mas infelizmente, parece que apenas 20% das marcas compreendem essa importância. E a sua empresa, está pronta para desenvolver um produto inovador?

Como desenvolver um produto? Confira as etapas a seguir!

As etapas do processo de desenvolvimento de produtos que você verá a seguir servem para todos os tipos de negócios, do mercado de alimentos à indústria de produtos de beleza e higiene. Confira!

Identifique as oportunidades de mercado

O que os consumidores estão precisando e não encontram no mercado? Por que os concorrentes não estão suprindo essas necessidades? Quais são as novas tendências de consumo que ainda não estão sendo exploradas?

Identificar as necessidades dos consumidores é o primeiro passo para o desenvolvimento de um produto de sucesso. A partir da compreensão do que anda faltando no mercado é possível criar soluções úteis e relevantes para o consumidor. Você pode começar a etapa de identificação pensando em produtos de que precisa para atender a uma necessidade pessoal sua, mas que não encontra no mercado. Ou então, realizando pesquisas com os próprios consumidores.

Tempestade de ideias (brainstorming)

Identificada as oportunidades de mercado, é preciso desenvolver a ideia e documentá-la. Nesse sentido, a técnica de brainstorming é muito útil. Ela consiste em reunir grupos de pessoas (colaboradores, profissionais terceirizados de desenvolvimento de produtos, químicos, cientistas) para que todos possam expressar suas ideias acerca da necessidade anteriormente identificada (dor do cliente). 

De acordo com parâmetros estabelecidos como tendências para o setor, padrões de comportamento dos consumidores, entre outros aspectos, os profissionais conseguem chegar a um consenso de qual é a melhor solução para suprir a demanda do mercado.

Estudo da viabilidade do desenvolvimento do produto

O próximo passo para desenvolver um produto de sucesso é testar a sua viabilidade no mercado. Em outras palavras, é preciso ter certeza de que realmente os consumidores pagarão pelo seu produto. Uma das formas mais convencionais de analisar a viabilidade do produto é através de pesquisas de mercado, sejam elas realizadas virtualmente ou presencialmente.

Outra forma de testar a viabilidade do produto é com a contratação de profissionais especializados para analisar se o produto é economicamente viável sob o ponto de vista técnico. A EJEQ realiza análises laboratoriais com base nas matérias-primas e seus custos, etapas produtivas, validade dos produtos, custos de manutenção entre outros fatores técnicos. Saiba mais.

Criação e teste de conceito do produto (prototipação)

Identificadas as necessidades de mercado, do cliente e atestada a viabilidade do produto, é hora de investigar o seu conceito, ou seja, analisar como e em qual momento o produto é útil para o consumidor. Também chamada de prototipação, essa etapa também busca detalhar as características, formas de utilização do produto e suas propriedades. Além disso, também busca examinar, se de fato, o produto atende às necessidades do consumidor e se este compreende bem a sua utilidade e funcionamento.

Uma excelente estratégia de prototipação é a amostra grátis. Certamente você já foi ao mercado e se deparou com algum tipo de degustação ou já foi parado no meio da rua para receber uma tirinha de papel perfumada, certo? Algumas marcas também mandam produtos para a residência de potenciais clientes para teste. Em ambos os casos, você esteve diante da etapa de teste do produto.

Para obter feedbacks sobre os produtos, geralmente, as empresas enviam pesquisas de satisfação para o e-mail do potencial cliente após o período de teste. Assim, conseguem saber se o produto atende as suas dores ou se é preciso investir em melhorias.

Como a EJEQ pode te ajudar no desenvolvimento do produto?

O mercado empreendedor não para, e quem tem ideias novas já está um passo à frente! Você conhece o nosso serviço de desenvolvimento de produtos? Nele, os consultores da EJEQ realizam a formulação de produtos da indústria química e alimentícia para seus clientes, que trazem a ideia e a ambição de expandir suas vendas! Conheça esses projetos!

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