Foi-se o tempo em que para conquistar uma pessoa bastava apenas que as empresas criassem produtos com preços atrativos. Hoje em dia existe a busca pela qualidade, que envolve um conjunto de atributos capazes de satisfazer as mais diferentes necessidades e expectativas dos consumidores. Nesse sentido, a certificação ISO 9001 se configura como um excelente instrumento para garantir a satisfação dos consumidores e o sucesso de diferentes tipos de negócios. Entenda os motivos no artigo a seguir.
O que é ISO 9001
Para quem não sabe, a ISO 9001 é uma certificação que atesta que um determinado produto ou serviço é oferecido segundo os padrões de qualidade estabelecidos pela Organização Internacional de Normalização (ISO). Como conceito de qualidade compreende-se desde o processo de fabricação dos produtos ou da criação de um serviço até a entrega da melhor experiência possível ao cliente com o item adquirido.
Isso inclui, por exemplo, ações como aquisição de matéria-prima de qualidade, processos de fabricação e controles eficientes, bom ambiente de trabalho, ações corretivas para prevenir produtos não conformes, entre outras. Em outras palavras, a ISO 9001 diz respeito a um sistema de gestão de qualidade, que pode inclusive ser adotado por empreendimentos de todos os portes e setores.
Entenda como um sistema de gestão de qualidade pode ajudar na organização da sua empresa.
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Benefícios da certificação ISO 9001
A principal finalidade da ISO é criar normas internacionais que buscam padronizar, monitorar e verificar processos operacionais. Em um mercado cada vez mais competitivo, conseguir a certificação ISO 9001 pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para conquistar clientes, se destacar da concorrência, ter vida longa e próspera, já que:
- Reduz custos com desperdícios de matérias-primas e com processos produtivos ineficazes;
- Possibilita o reconhecimento de marca em âmbito nacional e internacional;
- Melhora o relacionamento com os clientes e diminui o número de reclamações;
- Torna os colaboradores mais motivados, o que impacta positivamente na produtividade da empresa;
- Amplia as oportunidades de negócios dentro do mercado.
Princípios da gestão da qualidade ISO 9001
Em 2015 a ISO 9001 passou por uma atualização, que sintetizou em 7 temas os seus princípios fundamentais: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidências e gestão de relacionamentos. Vejamos a seguir como cada um deles pode impactar o seu negócio.
Foco no cliente
Desenvolver produtos ou serviços capazes de satisfazer as necessidades dos clientes, superando as suas expectativas.
Liderança
Um bom líder é aquele que cria um ambiente de trabalho favorável à conquista dos objetivos organizacionais por parte dos colaboradores. Ele não somente elabora e implementa processos eficientes, mas também conduz as equipe de trabalho em suas execuções para que todos alcancem resultados positivos.
Isso por sua vez, se reflete na produtividade da empresa, nos resultados das vendas e na satisfação dos clientes. Para isso, no entanto, é preciso garantir um bom clima organizacional e uma política de qualidade de acordo com o modelo do negócio. Além disso, é preciso investir em qualificação profissional e disseminar a cultura da empresa, principalmente no que diz respeito ao comprometimento e à ética profissional.
Engajamento das pessoas
Esse é um princípio da ISO 9001 que é basicamente um complemento do anterior. Ele se refere ao comprometimento das equipes em criarem produtos e/ou serviços de qualidade, que atendem a todas as necessidades e expectativas dos clientes.
Isso só é possível quando todos executam suas atividades com eficiência e estão alinhados com a missão, com a visão e com os valores da organização. Tenha em mente que colaboradores não engajados podem afetar seriamente os resultados da sua empresa.
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Abordagem de processo
Por outro lado, para que os colaboradores possam “vestir a camisa da empresa” é preciso que eles compreendam como funcionam os processos da organização.
Nesse sentido, é fundamental oferecer a eles uma visão clara sobre a estrutura organizacional da empresa, como acontecem as interações entre as equipes, quais as metas que devem ser alcançadas, métodos de controle e demais requisitos de funcionamento.
Com a compreensão dos processos produtivos é possível reduzir custos, aumentar a produtividade e otimizar o tempo de trabalho.
Melhoria
Outro princípio da ISO 9001 com potencial de melhorar os resultados da sua empresa é a melhoria de processos. Na prática, trata-se da busca contínua pela identificação de possíveis falhas e pela correção delas no momento em que forem identificadas.
A melhoria nos processos não somente avalia possíveis erros, mas também é uma excelente ferramenta para melhorar o desempenho da sua empresa como um todo. Até mesmo porque ela possibilita que o seu negócio consiga se adaptar às mudanças externas com mais facilidade.
Decisão baseada em evidências
Outra abordagem interessante da ISO 9001 é a tomada de decisão baseada em informações concretas, ou seja, com base em dados e não em suposições. Afinal, somente a análise de informações reais conduz a escolhas assertivas capazes de impulsionar o sucesso do negócio.
Gestão de relacionamentos
Ao contrário do que se imagina, o relacionamento com o cliente não termina com a entrega do produto ou serviço. Lembre-se que o foco da ISO 9001 é a satisfação do cliente, o que inclui o pós-venda também.
Contudo, a gestão de relacionamentos contempla muito mais do que o vínculo empresa x cliente. Ela também envolve a interação entre todos os setores da organização, como equipes de trabalho, fornecedores e gestores. Bons relacionamentos com as partes interessadas no negócio possibilitam que as empresas aproveitem melhor as oportunidades do mercado.
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