Mercado de alimentos: Entenda as oportunidades de negócio desse ramo

01/07/2023

Você tem habilidades culinárias e vontade de empreender no mercado de alimentos? Se sim, saiba que essa é uma excelente oportunidade para conquistar a independência financeira e ser bem-sucedido fazendo o que gosta. Para se ter uma ideia, o ramo é um dos mais promissores e lucrativos do mundo e emprega mais de 1 milhão de pessoas direta e indiretamente. Segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o setor faturou mais de R$ 1 trilhão em 2022, um aumento de 16,6% quando comparado ao ano anterior.

bannerdev

Mas o que faz do ramo alimentício uma excelente oportunidade de negócio? Em primeiro lugar, a versatilidade e a necessidade básica e diária. As pessoas precisam se alimentar todos os dias, e por isso buscam por produtos e serviços que atendam aos seus gostos, preferências, necessidades e orçamentos. Além disso, é um setor bem amplo e que possibilita investir em vários nichos de mercado, atendendo a diferentes públicos e demandas.

Quer começar um negócio no ramo de alimentos? O que é necessário para empreender nessa área com sucesso? Preparamos este artigo para responder essas e outras dúvidas, acompanhe até o final e saiba mais sobre como se destacar no segmento alimentício!!

mercado de alimentos

O que é o mercado de alimentos?

Em princípio, é toda atividade econômica ligada à produção, distribuição e consumo de alimentos. Em outras palavras, isso significa que o setor abrange desde a agricultura e a indústria até o comércio e os serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, padarias, deliveries etc.

Conforme pontuamos anteriormente, o faturamento da indústria de alimentos cresceu 16,6% em 2022, o que mostra a força e a resiliência desse setor. Ele é uma excelente oportunidade para quem deseja empreender, pois apresenta uma demanda constante e diversificada, possibilita diferentes modelos de negócio e abre espaço para a criatividade e inovação.

Como começar um negócio no ramo alimentício do zero? Veja 7 dicas imperdíveis

Por isso, para começar um negócio no mercado de alimentos, não basta saber cozinhar bem. Embora ter habilidades culinárias ou a receita perfeita faça todo sentido e diferença para o negócio, é preciso ainda ter planejamento, conhecimento e criatividade.

Veja algumas dicas de empreendedorismo que podem te ajudar nesse processo:

1. Defina o seu segmento de atuação

O ramo alimentício é muito amplo e possui vários nichos para explorar. Você pode, por exemplo, optar por um restaurante, uma lanchonete, uma padaria, confeitaria ou pela entrega de refeições em domicílio (delivery). O ideal é escolher um segmento mais alinhado com o seu perfil empreendedor, com o orçamento disponível para investimento e com o público-alvo que se pretende alcançar.

Desse modo, uma boa maneira de fazer isso é pesquisar as tendências do setor. Até mesmo porque o mercado de alimentos está em constante mudança, e é preciso estar atento às novidades e demandas dos consumidores. Você pode se basear no aumento da procura por alimentos saudáveis, orgânicos, veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose, ou então, pela tendência de valorização da gastronomia regional, étnica e artesanal.

2. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de abrir o seu negócio, é fundamental conhecer as tendências do mercado em que você vai atuar. É importante conhecer sobre o seu público-alvo, entender quais são as suas características demográficas, psicográficas, geográficas e comportamentais. Mas é importante também conhecer a concorrência, os fornecedores e até mesmo as necessidades e desejos de mercado ainda não atendidos

Feito isso, você vai conseguir analisar as oportunidades e as ameaças do ambiente externo e as forças e as fraquezas do seu negócio. Vai entender também o que os seus potenciais clientes buscam, valorizam e esperam de um negócio do ramo de alimentação. Essas informações, aliás, são muito úteis, pois vão te ajudar a criar uma proposta de valor diferenciada e atrativa para o seu público.

3. Elabore um plano de negócio

O próximo passo para empreender no ramo alimentício é elaborar um plano de negócio. Segundo o Sebrae, trata-se de um documento que descreve – por escrito – todos os aspectos da sua empresa como os produtos e serviços oferecidos, bem como os objetivos do empreendimento e quais estratégias serão utilizadas para alcançá-los. Na prática, o plano de negócio serve para orientar as suas decisões e avaliar a viabilidade do seu projeto.

4. Escolha bem o local do seu estabelecimento gastronômico

O ponto comercial é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio no mercado de alimentos. Você deve levar em conta aspectos como a visibilidade, o fluxo de pessoas, a concorrência, a infraestrutura, a segurança, o estacionamento, o aluguel e as leis municipais. Além disso, você deve verificar se o local é adequado ao perfil do seu público-alvo e ao conceito do seu negócio.

5. Inove no seu produto ou serviço

Tenha em mente que o mercado alimentício é muito competitivo e que para se destacar nesse meio, é preciso oferecer algo que seja diferente e melhor do que os seus concorrentes. Sendo assim, você pode inovar usando receitas exclusivas, apostando na qualidade superior, na embalagem, na entrega, no atendimento ou na experiência do cliente.

Invista na higiene, na segurança alimentar, na apresentação, no sabor, na variedade e na inovação dos seus produtos. Use a sua criatividade e busque inspiração em outros casos de sucesso. Clique aqui e conheça alguns cases de sucesso da EJEQ.

6. Registre a sua empresa

Para passar uma imagem mais profissional do seu negócio aos seus clientes, não se esqueça de fazer o registro da empresa na Junta Comercial, obter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e todas as licenças e alvarás necessários para funcionar legalmente. 

Além de transmitir confiabilidade e credibilidade, a legalização vai possibilitar que você venda para supermercados e para outras empresas. Além disso, você vai poder aceitar cartões de crédito e débito e obter capital de giro e outros serviços financeiros para alavancar o seu negócio.

7. Divulgue o seu negócio

Por fim, entenda que não adianta ter um ótimo produto ou serviço se ninguém sabe que ele existe.

Por isso, é essencial investir em estratégias de marketing e divulgação para atrair e fidelizar clientes. Você pode usar as redes sociais, os sites, os blogs, os aplicativos de delivery, os e-mails de vendas, os cartões de visitas, os panfletos e outras ferramentas para comunicar os benefícios e diferenciais do seu negócio no ramo alimentício para o seu público-alvo.

Além de usar estratégias online e offline, não se esqueça de criar uma identidade visual, um nome, um slogan e um logotipo. Eles devem representar o seu negócio e transmitir a sua proposta de valor para os seus potenciais clientes.

Como expandir um negócio do ramo de alimentos?

Depois de consolidar o seu negócio no mercado, você pode pensar em formas de expandi-lo e aumentar o seu faturamento. Felizmente, você pode usar diferentes estratégias para esse objetivo, a saber:

Desenvolvimento de novos produtos

Uma das formas de aumentar o seu mercado consumidor é desenvolver produtos que atendam às preferências, necessidades e expectativas dos seus clientes, seguindo as tendências e as demandas do mercado. É preciso identificar as oportunidades, os nichos e os diferenciais que podem agregar valor ao produto e ao negócio. No mercado alimentício, esses são alguns exemplos de tendências que podem ser exploradas por meio de produtos únicos e inovadores:

  • Alimentos saudáveis e orgânicos;
  • Alimentos funcionais, que além de suprirem necessidades nutricionais básicas, também oferecem benefícios à saúde;
  • Produtos que expressam estilo de vida, como alimentos veganos e vegetarianos;
  • Alimentos restritivos, como os sem glúten, sem lactose, zero gordura e zero açúcar;
  • Alimentos que valorizam a cultura regional (cardápios regionais);
  • Alimentos gourmet, que oferecem alto valor agregado aos clientes, entre outros.

Aumento do shelf life dos produtos já existentes

Outra forma de expandir o mercado consumidor é aumentar o tempo de prateleira dos seus produtos. Ou seja, aplicar técnicas, tecnologias e aditivos alimentares que prolongam o tempo de conservação dos alimentos, sem comprometer a qualidade e a segurança deles. Dessa forma, você pode vender seus produtos para supermercados e outros estabelecimentos comerciais mais distantes, ampliando o seu alcance e a sua visibilidade.

Além de ampliar o alcance geográfico, aumentar o shelf life dos produtos também é um excelente diferencial competitivo para empresas do ramo de alimentação. A estratégia aumenta a satisfação e a fidelização dos clientes, e ainda reduz o desperdício e diminui os custos operacionais.

Comece o seu negócio com as soluções da EJEQ

EJEQ é uma empresa especializada em serviços de consultoria e desenvolvimento de produtos na área química e de alimentos, com foco em inovação, qualidade e sustentabilidade.

Nossos serviços incluem desenvolvimento e melhoria de produtos alimentícios, por meio de ferramentas e metodologias que entregam soluções personalizadas e eficientes para diferentes tipos de negócios.

Também oferecemos assessoria para os nossos clientes, auxiliando na escolha dos ingredientes, dos processos segundo as boas práticas de fabricação e do design da embalagem.

Além disso, estendemos o shelf life do seu produto e desenvolvemos a sua tabela nutricional para aumentar a confiança do seu público em seu produto e impulsionar o seu negócio.Por isso, somos a escolha certa para desenvolver o seu negócio, quer saber mais? Fale com nossos especialistas!

Que tal realizar um projeto com a EJEQ Consultoria e impulsionar suas vendas?

Nosso time de consultores especialistas estão ansiosos para resolver suas dores e transformar sua realidade! Envie seu contato pelo formulário ao lado!