O mercado de alimentos é um meio extremamente competitivo. Ele é cheio de ideias novas à toda hora, sabores conquistando o coração dos consumidores, produtos de diferentes lugares do mundo, entre várias outras coisas. Neste post, você irá entender como crescer no mercado alimentício e como nós, a EJEQ, conseguimos te ajudar!
Aqui, vamos discorrer sobre assuntos como:
• Inovação e Desenvolvimento de Produtos
• Mercado
• Embalagens
• Shelf Life
• Tabela Nutricional
E olha só! A EJEQ é uma empresa júnior que trabalha com consultorias no ramo alimentício, oferecendo serviços personalizados para cada cliente, como aumento do tempo de prateleira, rotulagem de produtos alimentícios e desenvolvimento de produtos alimentícios! Então leia este post e entre em contato com a gente! Quem sabe, você pode se tornar o nosso novo Case de Sucesso, assim como diversas empresas!
Vamos nessa!
Entendendo o mercado de alimentos
O mercado de alimentos é um dos mais importantes, dinâmicos e inovadores do mundo. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o valor da produção mundial de alimentos deve atingir US$ 1,98 trilhões em 2023. Ainda em 2022, a indústria brasileira de alimentos alcançou um faturamento superior a R$ 1 trilhão.
Entretanto, também é um dos mais diversificados e complexos, pois envolve uma ampla cadeia produtiva que vai desde a agricultura até a indústria, o comércio e os serviços. Desta forma, o setor envolve uma variedade enorme de produtos que atendem a diferentes segmentos, nichos e preferências dos consumidores.
Tendo esses fatores em vista, o mercado alimentício é repleto de oportunidades para aqueles que querem mergulhar neste desafio! Se você é uma dessas pessoas, você está no lugar certo!
Como expandir o seu negócio de alimentação
Diante de tudo o que foi citado até aqui, é importante compreender que para se destacar e conquistar novos clientes no mercado alimentício, você precisa oferecer produtos que atendam às necessidades do seu público-alvo e que superem as suas expectativas. Para isso, existem alguns fatores que influenciam diretamente no que você oferece. São eles:
Apostar em Inovação
Conforme pontuamos anteriormente, o mercado de alimentos é muito competitivo e dinâmico. Por isso, você precisa estar sempre atento às tendências e às necessidades dos consumidores.
Nesse contexto, é importante compreender que o consumidor está cada vez mais exigente e em busca de produtos que sejam diferenciados, saudáveis, saborosos, práticos e sustentáveis. Sendo assim, uma ótima ideia é investir em pesquisa e desenvolvimento para criar soluções que agreguem valor ao seu produto, destaquem a sua marca da concorrência, atraiam e fidelizem os clientes.
A boa notícia é que a EJEQ já ajudou centenas de empresas do ramo alimentício a ampliarem seus horizontes oferecendo soluções inovadoras para os seus clientes. Queira você expandir seus horizontes com produtos que durem mais, queira você lançar um novo produto no mercado, a EJEQ te ajuda oferecendo serviços personalizados para você e a sua empresa! Conheça nossos cases de sucesso ou entre em contato com um de nossos especialistas para entender o que o seu negócio precisa!
Conheer as legislações vigentes e as licenças necessárias para atuar no mercado de alimentos
Para produzir e comercializar alimentos, você precisa seguir as normas e regulamentações vigentes no seu país e nos países onde você pretende vender.
Nesse sentido, é importante conhecer as exigências sanitárias, fiscais, ambientais e de rotulagem nutricional. Você também deve obter as licenças necessárias junto aos órgãos competentes, como a Anvisa e o Ministério da Agricultura, por exemplo, para operar o seu negócio de forma legal e segura.
Você também deve sempre ter em mãos um manual de Boas Práticas de Fabricação atualizado para a sua empresa! Além de obrigatório por lei, ele contém diversos benefícios para sua produção!
Escolher a embalagem ideal para o seu produto
Se você deseja expandir o seu mercado de alimentos, saiba que a embalagem é um elemento fundamental para esse objetivo. Afinal de contas, ela protege o alimento de contaminações, preserva as suas características sensoriais e nutricionais, facilita o transporte e o armazenamento, informa ao consumidor sobre o produto e atrai a sua atenção.
Por isso, você deve escolher uma embalagem adequada ao tipo de alimento, ao público-alvo e ao canal de distribuição. Você deve considerar aspectos como material, formato, tamanho, cor, design, fechamento, rotulagem e descarte da embalagem.
Não se esqueça da tabela nutricional e da rotulagem
Tanto a tabela nutricional quanto a rotulagem são elementos que podem ajudar a expandir o seu negócio de alimentos.
A tabela nutricional é um item obrigatório na embalagem do seu produto alimentício. Ela deve informar ao consumidor sobre a quantidade de nutrientes, calorias e ingredientes presentes no alimento.
Já a rotulagem deve conter informações como data de validade, lote, origem, modo de preparo, conservação e advertências sobre alergênicos ou transgênicos. Ainda, deve ter um design atraente e funcional, que transmita a imagem e os valores da sua marca.
Aumente o tempo de validade dos seus produtos
Finalmente, é preciso considerar o tempo de prateleira do seu produto, ou seja, o período em que ele mantém as suas propriedades físicas, químicas, microbiológicas sem sofrer alterações significativas.
Para ampliar o seu mercado de alimentos, reduzir as perdas, os custos e aumentar a satisfação dos consumidores, você deve buscar formas de aumentar o shelf life do seu produto. Felizmente, você pode fazer isso de diferentes maneiras, como por meio de técnicas de processamento e embalagem, mas também por meio do uso de aditivos e conservantes alimentares.
A importância da análise de mercado para expandir o seu negócio de alimentos
Para ampliar os horizontes do seu negócio de alimentos, você precisa fazer uma análise de mercado. A ferramenta busca conhecer e entender o cenário em que o seu negócio está inserido ou pretende se inserir. Esse estudo é fundamental para expandir o seu mercado de alimentos, pois permite que você:
- Avalie os pontos fortes e fracos do seu produto;
- Conheça as necessidades, preferências e hábitos de consumo do seu público-alvo;
- Estude os seus concorrentes diretos e indiretos, bem como os seus fornecedores;
- Defina o seu diferencial competitivo;
- Identifique as oportunidades e as ameaças externas ao seu negócio e conheça as tendências do setor;
- Defina os seus objetivos e as suas metas de expansão;
- Elabore o seu plano de ação para expandir o seu mercado de alimentos.
Benefícios de aumentar a escala de produção do seu negócio
Então, depois de seguir nossas dicas para ampliar seu negócio, nada melhor que ampliar a escala de produção do seu negócio. Veja só os benefícios que isso pode trazer:
- Aumentar o seu faturamento e lucratividade, e reduzir os custos operacionais;
- Ampliar a sua participação de mercado e a sua visibilidade;
- Fidelizar os seus clientes atuais e atrair novos;
- Diversificar os seus canais de distribuição, podendo inclusive vender para supermercados;
- Fortalecer a sua marca e a sua reputação no mercado;
- Aproveitar as oportunidades de crescimento e de inovação.
Como a EJEQ pode ajudar a expandir o seu mercado de alimentos?
Como apresentamos neste artigo, expandir o seu mercado de alimentos é um desafio que exige planejamento, pesquisa e inovação. Se tudo isso pareceu um desafio para você, conte com a EJEQ, empresa júnior formada por estudantes de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná.
A EJEQ oferece serviços de consultoria e assessoria para o setor de alimentos, com foco em desenvolvimento e melhoria de produtos, aumento do tempo de prateleira, tabela e rotulagem nutricional. Com essas soluções personalizadas, a EJEQ pode te ajudar a expandir o seu negócio, garantindo a qualidade, a segurança e a competitividade dos seus produtos.
Seja o próximo a contar a sua história de sucesso no mercado de alimentos. Fale com nossos especialistas!