O panetone é um dos símbolos do Natal presente na mesa de muitas famílias brasileiras. Mas você sabe como surgiu esse pão doce recheado? E como ele se tornou um produto tão consumido e lucrativo no Brasil?
Neste artigo, vamos contar um pouco da história do panetone, sua origem e ascensão, sua relação com o Natal e a economia. Além disso, também vamos dar dicas de como você pode transformá-lo em uma excelente oportunidade de negócio, produzindo panetones caseiros e saborosos para agradar o paladar dos consumidores nas festas de fim de ano.
Confira a seguir!
Imagem: Panetone
A origem do panetone
O panetone é um tipo de pão doce recheado com frutas secas ou cristalizadas, originado na Itália. Existem várias lendas sobre a sua criação, mas a mais famosa é a de que ele foi inventado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na corte do duque Ludovico Sforza, em Milão, no século XV.
De acordo com a lenda, Toni teria se apaixonado pela filha do duque e, para impressioná-la, teria criado um pão especial para a ceia de Natal, adicionando manteiga, ovos, açúcar e frutas ao pão comum. O pão fez tanto sucesso que o duque o batizou de “pane di Toni”, ou seja, “pão do Toni”. Uau, que história!
Outra versão, no entanto, diz que o panetone foi criado por acidente. Nesse caso, Toni teria colocado as uvas passas que seriam utilizadas em uma torta na massa do pão. Ao perceber o que havia feito, tentou consertar o erro adicionando outros ingredientes, como frutas cristalizadas, ovos e manteiga. Há ainda quem diga que o panetone foi inspirado em um antigo pão romano chamado “panis turonensis”, que era feito com mel e frutas.
E foi no início do século XX que o panetone ganhou a forma redonda e alta que conhecemos hoje, graças ao trabalho de dois confeiteiros milaneses. Eles também aperfeiçoaram a receita, adicionando mais ingredientes que faziam o pão crescer e ficar macio.
Seja qual for a verdadeira origem do panetone, o fato é que seu sabor é incomparável e se tornou uma tradição natalina na Itália, especialmente em Milão.
Mas como eles chegaram às gondolas dos mercados brasileiros?
A chegada ao Brasil
No Brasil, o panetone chegou no início do século XX, trazido pelos imigrantes italianos, se popularizando nas décadas de 1950 e 1960. Foi aí que o mercado de alimentos começou a produzi-lo em larga escala.
Com o passar dos anos, o panetone foi se adaptando ao paladar dos brasileiros, ganhando inclusive novos sabores, como o de chocolate, que é o preferido dos consumidores. Hoje em dia, é difícil imaginar um Natal sem panetone na mesa, não é mesmo?
A relação do panetone com o Natal e a economia
Mas afinal, por que o panetone é tão associado ao Natal? Uma das explicações é que ele era um produto caro e sofisticado na época da sua criação, por levar ingredientes nobres como a manteiga, ovos e frutas. Por isso, ele era consumido apenas em ocasiões especiais, como o Natal.
O panetone também tem uma grande importância econômica para o mercado de alimentos. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o Brasil é o segundo maior produtor mundial de panetones, ficando atrás apenas da Itália. O alimento está presente em mais de 50% dos lares brasileiros.
Panetone para o Natal: excelente oportunidade de negócio
Com tanta demanda pelo produto, surge uma ótima oportunidade de negócio para quem quer fazer uma renda extra ou até mesmo começar um novo empreendimento no ramo alimentício. Você já parou para pensar na produção caseira de panetones?
O panetone é um alimento sazonal, que tem seu pico de vendas no final do ano e possui ótima aceitação pelos consumidores. Sendo assim, você pode produzir panetones e vender para amigos, familiares e clientes.
Um detalhe interessante é que a produção caseira tem algumas vantagens em relação à industrializada. É possível, por exemplo, personalizar os sabores, os recheios e as coberturas, atendendo aos gostos e às necessidades dos consumidores. Além disso, a produção artesanal de panetones pode garantir uma maior qualidade e frescor dos ingredientes, bem como uma menor adição de conservantes e aditivos químicos.
Mas para aproveitar essa oportunidade, é preciso planejar bem a produção e seguir algumas dicas. Dá uma olhada a seguir:
Fabrique os panetones com antecedência
A primeira dica é começar a produção com antecedência, pois o panetone é um produto sazonal, que tem maior procura nos meses de novembro e dezembro. Por isso, é recomendável começar a produção em outubro ou até mesmo em setembro, e começar a distribuição nos diferentes canais, como padarias, lanchonetes e supermercados, a fim de que o público conheça seu negócio.
Use a criatividade
A segunda dica é investir na variedade de sabores. Além dos tradicionais panetones de frutas cristalizadas ou de chocolate, é possível desenvolver outras opções, como panetones de doce de leite, de prestígio, de Nutella, de maracujá, de limão, de maçã com canela, entre outros. Isso pode atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Também é possível inovar e oferecer panetones para públicos específicos, como os veganos, os celíacos, os diabéticos, os alérgicos ou intolerantes à lactose, usando ingredientes adequados para cada restrição alimentar. Nada como uma empresa conhecida por seu diferencial!
Cuide da apresentação visual dos seus panetones
A terceira dica é caprichar na apresentação dos panetones. Procure embalar os panetones com cuidado e criatividade, usando caixas, sacos ou cestas decoradas e fitas para finalizar, além de divulgar sua marca.
Além disso, você pode usar etiquetas e cartões personalizados, transformando o panetone em um ótimo presente natalino. Também, não só é importante como é obrigatório colocar informações sobre os ingredientes, o peso, a data de fabricação e a validade dos panetones nas embalagens.
Isso não precisa ser um grande desafio para você, conte com o serviço de rotulagem nutricional da EJEQ para deixar o seu produto em conformidade com as normas e exigências da ANVISA. Saiba mais!
Divulgue seus panetones
A última, mas não menos importante, dica para ganhar dinheiro com panetone para o Natal é divulgar os seus produtos nas redes sociais, nos grupos de WhatsApp ou nos aplicativos de delivery. É essencial ter fotos bonitas e atrativas dos seus panetones, bem como descrições detalhadas e apetitosas. Também é importante ter um bom atendimento aos clientes, respondendo às dúvidas, aos pedidos e às sugestões com rapidez e cordialidade.
E aí, gostou das dicas?
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