Os molhos prontos oferecem uma comodidade muito grande a todos que optam por consumi-los, já que facilitam grande parte do trabalho na cozinha. Ainda por cima, eles possuem das mais variáveis aplicações: podem ser utilizadas em um sanduíche, usadas na salada, no seu churrasco ou até mesmo como ingrediente de uma receita.
É perceptível como os molhos são comuns no nosso cotidiano, mas você sabe o que fazer para se destacara da sua concorrência? Um caminho simples para isso é um aumento do tempo de prateleira do seu produto.
O crescimento do mercado de molhos prontos no brasil
O mercado de alimentos é um ramo muito dinâmico, onde as tendências e interesses variam constantemente e, um setor que vem crescendo no Brasil é o de molhos prontos para consumo.
Existem das mais diversas opções de molhos prontos nas prateleiras das lojas, e elas contemplam desde o shoyu utilizado para complementar a experiência do consumo da gastronomia asiática, até o molho de pimentas utilizado em um jantar mexicano, e com um aumento no interesse pela culinária de outras regiões do mundo, poderemos ver uma variedade de produtos cada vez maior disponível.
Fonte: Freepik
Pimentas
Outra forma de notar a expansão que esse mercado vem tendo, é pelo crescimento de áreas destinadas ao plantio de pimentas para a produção de produtos de maior valor agregado, como páprica em pó e molhos prontos das mais diversas pimentas.
Percebe-se um interesse cada vez maior nesses produtos de maior valor agregado, como os molhos e condimentos prontos, visto que apresentam uma maior facilidade e praticidade ou até mesmo uma experiência gastronômica no consumo desses itens. E isso pode ser visto como uma ótima oportunidade de expandir o seu negócio.
Molhos de salada
São responsáveis por grande parcela do consumo e do crescimento do negócio de molhos prontos no Brasil, principalmente com a expansão do conceito de alimentos fitness. Devido à essa relação com uma alimentação e um estilo de vida mais saudável, podemos notar algumas restrições para essa categoria: devem ser baixos em calorias, gorduras, açúcares e sal. E devo relembrar a você que ainda são molhos prontos, portanto seu sabor e praticidade deve ser mantido.
Como os molhos têm seus prazos de validade expirados?
Como qualquer tipo de alimento, os molhos estão sujeitos a processos de degradação, os fazendo perder as suas características sensoriais marcantes e positivas ou até mesmo se tornando impróprios para o consumo. Existem diversos processos que podem ser responsáveis por definir o prazo de validade de um produto e o melhor disso tudo, é que existem algumas formas de estender esse prazo.
Rancificação
Esse processo de degradação é mais comum em molhos e condimentos com teores altos de gorduras, visto que se trata de uma oxidação dos lipídeos presentes nos alimentos. Quando o alimento passa por esse tipo de deterioração, seu sabor se torna desagradável e característico.
Para mitigar as ações desse processo, algumas medidas podem ser adotadas, desde um armazenamento adequado, longe da luz ou do calor até mesmo o uso de aditivos antioxidantes, mas não quero me aprofundar nesse quesito.
Deterioração microbiana
Esse tipo de deterioração é favorecido em ambientes de alta umidade, e os molhos podem ser o ambiente perfeito para isso. Consiste basicamente na proliferação de micro-organismos como bactérias e fungos dentro do alimento. Deve se atentar a esse ponto, pois esses corpos podem ser prejudiciais ao consumo humano. É por isso que se recomenda que alimentos enlatados que tenham sua embalagem estufada sejam descartados.
Essa ação pode, porém, ser reduzida de algumas formas simples, como adotando Boas Práticas de Fabricação na sua produção ou fazendo o uso de aditivos naturais ou químicos denominados como conservantes.
Para entender melhor a atuação e a aplicação desses artifícios, acesse nosso post sobre Aditivos Alimentares.
Como identificar o problema nos seus molhos prontos?
No preparo de alimentos, todos os detalhes são relevantes para o shelf-life do produto final, e o motivo de expiração desse prazo pode ser dado de formas diferentes, portanto, para saber como agir para aumentar o problema, devemos antes identificar o problema que afeta o seu negócio.
O primeiro passo para o aumento do prazo de validade dos seus molhos é a identificação do problema e uma forma eficiente para descobrir o seu é através da análise sensorial de alimentos. Para realizá-la deve ser elaborado um roteiro contendo aspectos a serem observados, visto que a maioria dos problemas pode ser identificada pelo sabor, cheiro ou textura do alimento.
Gostaria de identificar o seu problema? Acesse nosso eBook de Análise sensorial e descubra como aplicá-la no seu negócio, alavancando a qualidade dos seus produtos.
Já contamos com vários cases de sucesso relacionados ao aumento do tempo de prateleira de alimentos de nossos clientes, confira nossos cases de sucesso e veja as histórias de sucesso que já contamos com os nossos parceiros!
E como solucioná-lo?
Para cada forma de deterioração que pode afetar os alimentos que você produz, teremos uma abordagem diferente para resolvê-la, e a explicação se torna mais aprofundada e detalhada, mas em geral, 5 fatores principais costumam ser efetivos para a grande maioria dos produtos.
E como a EJEQ pode te ajudar?
Alimentos que duram mais nas prateleiras permitem-no expandir suas vendas e sua marca! Você conhece o nosso serviço de aumento do tempo de prateleira? Nele, os consultores da EJEQ estudam a formulação do produto de seus clientes e indicam os melhores métodos para prolongar a validade, impulsionando suas vendas! Conheça esses projetos!
E então, gostaria que os molhos que você vende durassem mais para que você pudesse expandir a sua marca? Entre em contato conosco, podemos te ajudar desde a identificação dos seus possíveis problemas até a solução deles!