A satisfação do cliente com o seu produto ou serviço envolve fatores que vão muito além de um preço competitivo. Além de oferecer produtos de qualidade, é preciso também garantir uma experiência de compra positiva aos seus consumidores, de forma que eles percebam que o que a sua empresa vende tem valor para eles.
Mas, sendo o valor algo subjetivo, como saber o que os seus clientes pensam sobre o seu produto? Como ter certeza de que o que a sua empresa faz é realmente relevante para o seu público-alvo?
Felizmente, hoje em dia, descobrir o nível de satisfação do seu cliente é algo muito fácil e há várias ferramentas para isso. No artigo a seguir você vai aprender como identificar o que os consumidores pensam do seu produto e como criar estratégias assertivas para atrair e fidelizar clientes, aumentar as vendas e se destacar da concorrência. Vale a pena conferir!
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Como medir a satisfação do cliente com o seu produto?
Compreender o nível de satisfação do cliente com a sua empresa ou produto é fundamental para ter um negócio sustentável com bom número de vendas e margem de lucro.
Em outra oportunidade falamos aqui no blog sobre a importância de fazer uma análise de mercado para alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Mas, além dessa ferramenta, existem outras técnicas que também possibilitam que você tenha um bom retorno com a sua empresa. Algumas delas, inclusive, ajudam a entender o comportamento do consumidor perante a sua marca ou produto. Veja a seguir.
Faça pesquisas de mercado
A pesquisa de satisfação do cliente é uma das melhores táticas para saber o que ele pensa sobre a sua empresa, produto ou serviço. Ela pode ser feita por meio de redes sociais, e-mail ou telefone e é uma ótima maneira de criar uma comunicação mais direta com os seus consumidores. Para tal, você pode fazer perguntas do tipo:
- Como você conheceu a nossa marca?
- Qual foi o produto adquirido?
- Qual foi a sua experiência ao comer o nosso lanche? (no caso de uma refeição)
- O produto atingiu suas expectativas?
- Qual é o seu nível de satisfação com o produto adquirido?
- Como você avalia a embalagem do produto?
- Voltaria a comprar o produto novamente?
- Qual a chance de você recomendar o nosso produto para algum amigo ou familiar?
Com essas simples perguntas você consegue mapear os hábitos de consumo do seu cliente e compreender se o que a sua empresa oferece está indo ao encontro das necessidades dele. Além dessas perguntas diretas, você pode oferecer ainda a oportunidade de o cliente deixar suas críticas ou elogios, o que é ótimo para entender o que está dando certo e o que precisa melhorar.
Analise o histórico de vendas da sua empresa
Outra forma de compreender a satisfação do cliente com o seu produto ou serviço é analisando os dados de vendas da empresa. A partir disso é possível saber quais são os produtos mais vendidos e quais as formas de pagamento mais procuradas, por exemplo.
Essas informações são obtidas através de programas específicos, como CRM ou ERP, e mostram exatamente os aspectos que você precisa melhorar em sua empresa. Elas possibilitam que você trace um planejamento estratégico para alcançar novos clientes, superando as suas expectativas.
Monitore as redes sociais da sua empresa
Ademais, você também pode descobrir o que os seus consumidores pensam do seu produto monitorando as redes sociais da sua empresa.
Acompanhar o Facebook, o Instagram, o LinkedIn entre outros canais de comunicação também é uma excelente estratégia para compreender o nível de satisfação do cliente com a sua marca. Nesses canais você fica sabendo o que as pessoas estão falando sobre o seu negócio, se estão satisfeitas, reclamando ou compartilhando ideias e valores.
A boa notícia é que existem métricas que te ajudam a compreender a opinião do seu cliente, como alcance, engajamento, taxa de cliques, taxa de rejeição e taxa de conversão, por exemplo. Ou seja, as redes sociais também são ótimas ferramentas para que você conheça o comportamento de consumo do seu cliente. Mas não apenas isso.
As redes sociais também ajudam a criar um relacionamento mais próximo e duradouro com os seus clientes. Isso, por sua vez, melhora o posicionamento da sua marca no mercado em que ela atua.
Tenha uma boa gestão de estoque e garanta a satisfação do cliente
Outro fator que pode contribuir positivamente para a satisfação do seu cliente é ter um controle de estoque bem-sucedido, principalmente se a sua empresa for do ramo alimentício. Garantir que o seu produto esteja disponível para os seus clientes com agilidade, sem avarias e dentro do prazo é crucial para o crescimento da organização.
Nesse sentido, investir em soluções que possibilitem aumentar o tempo de prateleira do seu produto sem que haja alterações na qualidade deles também é uma excelente estratégia para melhorar a performance da sua empresa. Por meio de estudos de ingredientes e melhorias no processo de fabricação, você aumenta a validade dos seus produtos, reduz desperdícios, melhora as vendas e torna a sua empresa mais competitiva.
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Esteja presente em todas as etapas da jornada do cliente
Por fim, mas não menos importante, vale a pena destacar que mapear a jornada do cliente também é uma bela oportunidade de compreender o seu consumidor mais profundamente. Ela consiste em acompanhar todo o percurso realizado pelo consumidor desde o primeiro contato dele com a sua empresa, seja ela física ou virtual, passando pelo fechamento do negócio e o pós-venda.
A princípio, a jornada do cliente é composta por quatro fases e cada uma delas exige uma comunicação diferente, de forma a conduzir o consumidor a avançar para a próxima etapa:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração da solução e
- Decisão de compra.
Na prática, trata-se de se colocar no lugar do cliente, entendendo o que o motivou a procurar a sua empresa e tentar solucionar os seus problemas com produtos ou serviços que gerem valor para ele.
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