Um sistema de gestão de qualidade, também conhecido como SGQ, é uma ferramenta utilizada para padronizar processos nas empresas e garantir a excelência de produtos e serviços, além da satisfação de todos os envolvidos nas etapas.
É bastante comum que as organizações não tenham seu SGQ no início da sua fundação. Entretanto, quanto mais a empresa cresce, maior é a necessidade de implantação, pois fica mais difícil acompanhar a forma como cada pessoa está desempenhando suas tarefas.
A partir de um sistema de gestão de qualidade, todos trabalham com orientações bem definidas, reduzindo as chances de falhas. Assim, o resultado final tende a estar dentro do padrão desejado.
No Brasil, por exemplo, existem algumas certificações de padrão de qualidade, que ajudam a nortear os parâmetros para um bom SGQ.
A mais famosa delas é a ISO 9001, que recomenda os seguintes princípios: foco no cliente, liderança, competência e comprometimento das pessoas, abordagem de processo, melhorias, decisões baseadas em dados e gestão de relacionamento.
Nesse sentido, algumas práticas básicas podem auxiliar na implementação de um sistema de gestão de qualidade na sua empresa:
Fonte: Freepik
Mas quais são essas principais práticas para se considerar e tornar sua gestão de qualidade?
Envolva a todos no processo
Só será possível manter padrões de qualidade se todas as pessoas que se envolvem diariamente nas atividades da empresa receberem orientações claras e estiverem plenamente alinhadas.
Dessa forma, o período de implementação exige determinadas mudanças que podem ser vistas como obstáculos por funcionários mais antigos. Para motivar e engajar a todos, é necessário ser transparente quanto aos motivos dessa transformação e apresentar os benefícios que o SGQ trará.
Eleja atividades prioritárias
Quanto maior for o número de processos, produtos e serviços envolvidos, mais longo e complexo será o procedimento de implementação do SGQ. Nesses casos, é recomendado que a empresa eleja atividades prioritárias para inserir o sistema de gestão de qualidade aos poucos, começando pelos produtos de mais impacto para o negócio.
Mapeie os processos
Conhecer os pontos fortes e fracos da produção é a melhor forma de determinar padrões mais assertivos. O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial indispensável para identificar gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, retrabalhos, entre outros.
Nesse sentido, ele pode ser realizado por meio de entrevistas com a equipe, acompanhamento das atividades e avaliação de documentações. Para isso, é imprescindível a coleta de dados. Essa etapa é de extrema importância, pois vai ajudar a definir os parâmetros de qualidade.
Determine indicadores e metas
A partir das informações coletadas durante o mapeamento de processos é que se chegará aos parâmetros desejados para o SGQ.
Dessa forma, essa etapa acontece por meio de uma análise crítica. Ela vai nortear o que deve ser mantido, melhorado e de que forma se chegará aos resultados desejados.
Conte com auxílio profissional
Com a complexidade que a implementação de um SGQ envolve, é possível que a sua empresa necessite de auxílio especializado. Um profissional de Engenharia de Produção poderá encurtar caminhos nessas etapas e evitar escolhas erradas. Ele vai definir a metodologia mais adequada para o seu negócio e gerir toda a implementação. Ele também poderá acompanhar a continuidade dos padrões, prática fundamental para validar a implementação do sistema de gestão de qualidade.
Gostou do conteúdo? Então, venha conhecer nosso blog! Lá temos diversos conteúdos interessantes para você! Também aproveite para conhecer nossa carta de serviços! Somos uma empresa júnior de consultoria no ramo alimentício e químico industrial, que entrega soluções completas e personalizadas há mais de 30 anos!