Tendências para o mercado de confeitaria

20/06/2023

O mercado de confeitaria é um dos segmentos que mais cresce no Brasil e no mundo, movimentando bilhões de reais por ano e atraindo cada vez mais consumidores e empreendedores. Então, se você deseja explorar suas habilidades culinárias de forma profissional, saiba que esse é um mercado que está muito em alta e tem boas perspectivas para 2023 e para os próximos anos.

Opa, opa, opa… Está em 2024 e caiu de paraquedas nesse post de 2023? Não tem problema! Pensando em você, atualizamos este post para que você conheça as tendências do mercado de confeitaria para esse ano! Acesse o post clicando aqui! E para entender melhor como a EJEQ pode impactar no seu projeto de confeitaria acesse o depoimento de um cliente de alto sucesso clicando aqui!

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Neste artigo, vamos falar sobre as principais tendências para o mercado e como desenvolver produtos que encantam os olhos e o paladar dos clientes. Você também vai entender como a EJEQ pode contribuir para que você expanda o seu mercado consumidor com soluções modernas, eficientes e, sobretudo, acessíveis para o seu negócio. Vale a pena conferir!

Imagem com diversas rosquinhas, as quais são um item muito popular da confeitaria

Fonte: PraticPack

O que é confeitaria?

Em princípio, o mercado de confeitaria envolve a arte de preparar e decorar doces, bolos, tortas, biscoitos, chocolates e várias outras guloseimas. Ele pode ser dividido basicamente em dois tipos:

Confeitaria tradicional

Ramo da confeitaria que produz receitas clássicas e utiliza ingredientes básicos, simples e acessíveis como farinha, açúcar, ovos, leite, manteiga e chocolate. A confeitaria tradicional é muito popular, tem um público fiel e bons retornos financeiros.

Confeitaria gourmet

Já a confeitaria gourmet é aquela que explora técnicas mais elaboradas e criativas para a fabricação dos seus produtos. Ela inclui o uso de ingredientes de alta qualidade como frutas exóticas, especiarias, castanhas, queijos finos e chocolates nobres como o belga e o suíço, por exemplo.

Esse tipo de confeitaria também se destaca pela decoração dos doces, que podem ter formatos variados e até imitar objetos ou personagens. Seu público é exigente e constantemente está em busca de novas experiências gastronômicas. Portanto, se bem explorado, pode ser um negócio lucrativo e com ótimas chances de crescimento.

Mercado de confeitaria: vale a pena investir?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o mercado de doces global terá uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 3,99% até 2027. No Brasil, o mercado de doces fatura R$ 12 bilhões por ano, sendo o bolo o produto mais comercializado nesse segmento.

A produção de chocolates, por sua vez, registrou um aumento superior a 11% em 2022 e segue otimista para os próximos anos, segundo dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas). Os números mostram que o mercado de confeitaria está em expansão e é impulsionado por fatores como:

  • O aumento do consumo de doces durante a pandemia de Covid-19, como forma de aliviar o estresse e buscar conforto emocional;
  • A busca por alimentos saudáveis, orgânicos, veganos, sem glúten e sem lactose, que abre espaço para novos nichos de mercado e para a valorização dos produtos artesanais e locais;
  • A preferência por produtos personalizados, exclusivos e criativos, que atendam aos desejos e às necessidades dos consumidores;
  • A facilidade de venda on-line por meio de redes sociais e aplicativos de entrega, que amplia o alcance dos produtos de confeitaria e reduz os custos operacionais.

Como você pode perceber, há uma grande demanda por produtos de confeitaria e muito espaço para novos negócios nesse ramo. Porém, para se destacar nesse mercado competitivo e exigente, é preciso estar atento às tendências, às necessidades dos consumidores e às regulamentações para o setor.

Quais são as principais tendências para o mercado de confeitaria em 2023?

As tendências para o mercado de confeitaria em 2023 refletem as mudanças nos hábitos e nas preferências dos consumidores, que buscam mais qualidade, saúde, sustentabilidade e personalização. Veja algumas das principais possibilidades:

Alimentos saudáveis e “de verdade”

Em primeiro lugar, vale destacar que os consumidores estão mais conscientes sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada e natural, evitando produtos industrializados e com excesso de açúcar, gordura e conservantes.

Por isso, se você deseja conquistar o seu espaço no mercado de confeitaria, considere produzir itens com ingredientes frescos, orgânicos e locais, valorizando o sabor, a origem dos alimentos e a sustentabilidade.

Doces veganos

Outra tendência com altas chances de sucesso no mercado de confeitaria é a dos doces veganos, ou seja, guloseimas isentas de ingredientes de origem animal. São doces feitos com leites vegetais, açúcares alternativos e outros substitutos para criar receitas deliciosas e nutritivas.

Além de atender a um público exigente e que faz do veganismo sua filosofia de vida, os doces veganos também podem atender pessoas com dietas restritivas como os lacto intolerantes, por exemplo.

Confeitaria gourmet

Conforme pontuamos anteriormente, a confeitaria gourmet é aquela que oferece produtos sofisticados e exclusivos, com ingredientes cuidadosamente selecionados e técnicas refinadas. Essa tendência atende aos consumidores que buscam experiências gastronômicas diferenciadas e que estão dispostos a pagar mais por isso.

Confeitaria personalizada

A confeitaria personalizada ou por encomenda é aquela que permite ao consumidor escolher os sabores, as cores, os formatos e os detalhes dos doces que deseja adquirir. Ela oferece produtos únicos aos consumidores, de forma que eles consigam expressar sua personalidade ou servi-los em uma ocasião especial, como por exemplo, em uma festa temática.

Confeitaria artesanal ou industrial?

Uma das dúvidas mais comuns entre todos aqueles que desejam investir no mercado de confeitaria é se devem optar por uma produção artesanal ou industrial dos seus produtos. A resposta para essa pergunta depende do seu objetivo, do tipo de produto que deseja oferecer, do público-alvo que pretende atingir e do orçamento disponível para investir no negócio.

A produção artesanal é aquela que é feita manualmente ou com pouca intervenção de máquinas e equipamentos. Entre suas muitas vantagens, destacam-se:

  • Possibilidade de personalizar os produtos;
  • Qualidade superior dos produtos e maior percepção de valor pelos clientes;
  • Preço mais elevado;
  • Possibilidade de explorar a criatividade;
  • Diferenciação dos produtos em relação à concorrência.

Por outro lado, a confeitaria industrial é aquela que é feita com o auxílio de máquinas e equipamentos que automatizam o processo. Ela tem como vantagens:

  • A padronização dos produtos conforme as normas técnicas e sanitárias;
  • Otimização do tempo e da mão-de-obra;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Maior durabilidade dos produtos;
  • Maior capacidade produtiva;
  • Preço mais acessível.

Como ter sucesso no mercado de confeitaria?

Para investir no mercado de confeitaria em 2023 nos próximos anos, é preciso seguir algumas dicas:

  • Faça uma boa análise de mercado para conhecer o seu público-alvo, seus concorrentes, os fornecedores e os preços praticados no mercado.
  • Escolha um nicho de atuação que tenha afinidade com o seu perfil e com o seu público-alvo.
  • Defina o mix de produtos, ou seja, quais são os tipos de doces que serão oferecidos, quais são os sabores, as formas, os tamanhos e os preços.
  • Defina o local de produção, que pode ser em casa (opção ideal para quem está começando), em uma cozinha industrial compartilhada (espaço alugado) ou em uma cozinha profissional própria. O importante é ter um espaço exclusivo para a produção dos doces e seguir as regras da vigilância sanitária para o mercado de confeitaria.
  • Aposte na diferenciação. Ofereça produtos de qualidade, com bons ingredientes, boa apresentação e com serviços adicionais ou complementares como entrega rápida, embalagem sustentável e personalizada, cartão com mensagem etc.
  • Utilize o marketing digital para divulgar o seu trabalho nas redes sociais e nos aplicativos de entrega.

Como expandir o seu mercado consumidor?

Para vender produtos de confeitaria para grandes mercados é preciso ter conhecimento sobre as receitas, os ingredientes e as técnicas produtivas, bem como habilidade para decorar os doces com capricho e beleza. Além disso, é preciso ter criatividade para desenvolver novos sabores e formatos e estar atento às normas sanitárias que regem o setor. Ainda, é importante contar com soluções que aumentem o tempo de prateleira e garantam a segurança alimentar dos seus produtos.

Se tudo isso pareceu um grande desafio para você, entre em contato com a EJEQ. Somos especialistas no desenvolvimento e melhoria de produtos alimentícios e teremos o maior prazer em contribuir para o crescimento do seu negócio. Produzimos tabela nutricional conforme exigências da ANVISA e oferecemos várias outras soluções para que você possa atrair e fidelizar clientes com doces saborosos e de alta qualidade. Fale com nossos especialistas.

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