O sonho de qualquer empresa é crescer e se tornar referência no seu ramo de atuação. Na maioria das vezes, é no processo de desenvolvimento que o assunto do nosso texto se encaixa: vender para supermercados.
As grandes redes varejistas podem ser responsáveis por trazer um destaque grande ao seu produto, fazendo com que seus lucros aumentem de forma extraordinária. Hoje vamos lhe apresentar dicas para que você saiba o que esses estabelecimentos esperam de seus fornecedores e como se tornar um deles.
Antes de mais nada, está aqui e quer saber um pouco mais sobre a validade do seu produto para vender em supermercados? É um dos fatores mais importantes para manter um produto de qualidade e de confiança a venda. Trataremos dele logo mais, mas lembre bem dessas palavras chave: Shelf Life!
Ou então, se interessa pela inovação, que é tão importante no mercado nos dias atuais? Conheça nosso serviço personalizado de desenvolvimento de produtos, no qual criamos uma formulação do zero para sua marca decolar com as vendas e surpreender os consumidores! Fale com a gente para uma avaliação gratuita sem compromisso!
Agora sim, vamos a tudo que interessa!
Tenha paciência…
Bem, não é do dia para a noite que uma empresa se torna um modelo. Muito pelo contrário, há toda uma trajetória a ser escrita, com muitas experiências e aprendizados.
Por isso, para começar expandindo suas vendas, não coloque a carroça na frente dos bois. Se sua marca ou produto não são tão conhecidos, eles podem passar totalmente despercebidos pelos consumidores nas prateleiras do supermercado, não trazendo o lucro esperado.
O ideal seria começar indo em feiras, expondo seus produtos, aumentando a interação com o público. Faça com que sua marca aos poucos comece a ser reconhecida. Esse contato mais direto entre você, seu produto e seus clientes faz com que as primeiras divulgações boca a boca comecem.
Depois, passe a vender para o mercado do bairro, venda em plataformas digitais, e se possível, adapte-se ao sistema de delivery. Enfim, deixe sua marca ainda mais conhecida e difundida pelo seu público. Com um fluxo natural desse jeito, o amadurecimento da sua empresa também será natural e tudo acontecerá no momento certo.
É claro que chegará a hora em que você passará a vender para supermercados. E, sem dúvidas, tendo realizado um caminho desses, como descrevi anteriormente, o sucesso será inegável.
A sua empresa está regularizada para vender para supermercados?
Esta é a primeira atenção que se deve ter antes de vender para supermercados. Tanto o seu produto quanto o seu estabelecimento precisam estar de acordo com a lei.
Em primeiro lugar, é muito importante que o seu negócio esteja em dia com a legislação, pois é somente assim que notas fiscais poderão ser emitidas pela sua empresa, por exemplo. E quando o assunto é vender para supermercados, notas fiscais são essenciais.
Outros requerimentos são importantes nesse item, como tabelas nutricionais, alvará de localização e funcionamento, entre outras documentações exigidas.
Mas não se preocupe! Hoje em dia, é muito simples legalizar a sua empresa, pois é fácil se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).
Além das regulamentações, para vender para supermercados, é importante que a sua empresa consiga entregar os produtos solicitados. A produção vai crescer, e isso é ótimo. Portanto garanta que sua empresa dará conta da produção.
Ainda, tenha um meio de transporte que garanta a entrega de seus alimentos. Pode parecer pouco, mas quando você consegue oferecer frete grátis para o supermercado, fazendo com que haja economia por parte da loja, é um grande ponto positivo.
Conheça o lugar onde deseja vender!
Tendo sua empresa nos conformes juridicamente, é necessário que você tenha conhecimento do local onde você deseja colocar os seus produtos. Mas o que isso significa?
Bem, sabemos que existem diferentes patamares de supermercados, né. É importante, por exemplo, saber onde os seus produtos irão performar melhor, de preferência antes da escolha do lugar. Para ter essa resposta basta fazer uma pesquisa de mercado (não deixando seu público alvo de lado).
Esta pesquisa é um pouco diferente daquela que mencionamos no post de desenvolvimento de produtos.
Lá, o nosso objetivo era saber a aceitação de um novo produto; aqui, queremos saber os hábitos de seus clientes, mais precisamente onde eles compram e porquê.
Para realizar esta pesquisa, elenque num formulário as perguntas essenciais que você precisa fazer:
- Defina quem irá responder o seu formulário (clientes fidelizados e possíveis clientes, por exemplo);
- Encontre a melhor forma de divulgá-lo (pessoalmente, através das redes sociais. …);
- Colete os dados;
- Analise e tome a decisão.
Já decidiu qual é o supermercado em que você quer colocar os seus produtos alimentícios? Então agora avalie a clientela em geral deste estabelecimento.
O que eles sentem falta dentro daquele supermercado? Quais são as suas queixas? Estes são tópicos importantes na hora de convencer o responsável pelo supermercado de que o seu produto é o indicado para estar nas prateleiras do estabelecimento.
Qual o seu diferencial?
Outra dica que dou é: avalie os concorrentes. Vá até o mercado e dê uma olhada nos produtos que competirão com o seu. Qual necessidade dos clientes daquele supermercado que o seu produto consegue suprir e os outros não? Indague-se dessa maneira para inspirar a sua criticidade e melhorar os seus produtos.
É válido comentar neste ponto da importância de sempre inovar. Não basta apenas ter um produto excelente. O mercado é muito volátil e sempre busca coisas novas. Por isso, deixe a imaginação rolar e crie novas soluções para as pessoas. Confira o nosso post de desenvolvimento de produto.
Vamos falar mais do seu produto
Ainda falando do seu produto em específico, a validade dele é um dos pontos mais cruciais para que um supermercado queira comprar. Vamos ser práticos: se o seu produto dura pouco, nenhum supermercado vai querer ficar solicitando toda semana para você um lote novo.
É aqui que entra o famoso shelf-life (ou tempo de prateleira). Grandes redes varejistas exigem de seus fornecedores de produtos alimentícios que os produtos tenham um mínimo de validade. E quando eu falo de um mínimo de tempo de prateleira, estou falando de meses, geralmente.
Mas por que isso? Simples: os supermercados trabalham com estoque. Se um produto é muito comprado e nas gôndolas ele fica indisponível, a loja tem que ter mais do produto em estoque para reabastecer as prateleiras.
O tempo de prateleira de alimentos é afetado por diferentes variáveis, que são diferentes para cada tipo. Sabe se seu produto está com a validade adequada para ser vendido em supermercados?
Aproveitando o gancho, a EJEQ já realizou alguns projetos de aumento de tempo de prateleira, sabia? Vem dar uma olhada nos nossos cases de sucesso!
Venda o seu peixe
Seu produto já está durando um tempo legal para vender para supermercados? Se sim, ótimo. Vamos agora colocá-lo de fato nas prateleiras do supermercado. Mas, como fazemos isso?
Comece aos poucos
Pois é… de novo aquela história de ser paciente…
É bem interessante continuar o fluxo natural que comentamos lá no início. Então, comece com um e-mail explicitando o que a sua empresa produz, quais são os diferenciais dos seus produtos e da sua empresa.
Após isso, aguarde um retorno e aí busque marcar uma conversa pessoal. Quando você chegar para esta reunião agendada, será mais bem visto do que ter chego de surpresa no supermercado pedindo para falar com o responsável.
Nessa reunião, não esqueça de levar amostras dos seus produtos. Vou falar de novo, porque merece: leve amostras.
Fica muito mais fácil convencer o gerente do supermercado sobre os seus produtos quando ele consegue ter uma experiência real, sentindo, cheirando, olhando e degustando.
Ainda assim, se o seu crescimento ocorreu de uma forma natural, um dos argumentos que você poderá utilizar é justamente os seus clientes. Pode ser até que a pessoa que te atenderá já tenha ouvido falar da sua marca ou melhor, seja um cliente seu.
Se atente ao visual do seu produto
Além disso, é super importante se atentar a questão das embalagens nas quais você apresenta os seus produtos. Qualquer comida se vende antes pelo visual do que pelo próprio paladar.
Contudo, não basta apenas ter uma linda embalagem se ela não é adequada. Lembra que eu disse que vários fatores influenciam a validade dos alimentos? Pois bem, a embalagem é um deles, sem dúvidas. Se quiser saber um pouco mais sobre esse assunto, confira o nosso Guia de Embalagens.
Muito provavelmente, será pedido um tempo para que a sua proposta seja avaliada. Aí, antes de ir embora, deixe um panfleto da sua empresa e de seus produtos, que contenha imagens, vantagens, preços, etc. Agora é só aguardar o sucesso!
Bem, vender em supermercados é sem dúvidas um marco para a sua empresa. Ver os seus produtos nas prateleiras não tem preço. Espero que este post tenha lhe ajudado a compreender melhor os itens essenciais para que a sua empresa consiga prosperar e chegar aos supermercados.
Como a EJEQ pode te ajudar?
As informações nutricionais do seu alimento são essenciais para que o consumidor saiba o que está ingerindo, e a lei exige que você as disponibilize em sua embalagem! Você conhece nosso serviço de tabela nutricional? Nele, os consultores da EJEQ criam uma tabela com informações nutricionais do produto de seus clientes, com base na sua formulação, para adequá-los à legislação! Conheça esses projetos!
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