Ser saudável é o objetivo de 91% dos brasileiros, revela pesquisa realizada pela WW e Instituto Kantar. Uma das formas de alcançar esse objetivo é consumir alimentos proteicos, que graças a sua composição favorecem o organismo como um todo. Para se ter uma ideia, eles ajudam a melhorar o desempenho físico, contribuem para o ganho de massa muscular, fortalecem a imunidade e oferecem diversos outros benefícios para a saúde física e mental.
Não por acaso, os alimentos ricos em proteínas são ótimas oportunidades de negócios para quem deseja empreender no ramo alimentício. Afinal de contas, há uma grande demanda por esse tipo de produto, especialmente entre os consumidores que buscam uma alimentação mais saudável, equilibrada e variada. Neste artigo, vamos explorar mais detalhes sobre o assunto. Acompanhe.
fonte: freepik
O que são proteínas? Para que servem?
As proteínas são moléculas formadas por aminoácidos, que são os blocos construtores das células do nosso corpo. Sendo assim, elas desempenham diversas funções no organismo, como por exemplo:
- Formação dos tecidos e órgãos do nosso corpo: as proteínas participam da formação da pele, dos músculos, dos ossos, do cabelo, das unhas, do sangue, entre outros.
- Produção de hormônios: substâncias químicas que regulam diversas funções do nosso organismo, como o crescimento, o metabolismo, o humor, o sono, a reprodução, entre outras.
- Defesa do organismo: as proteínas também participam do sistema imunológico, pois atuam na formação dos anticorpos, substâncias que defendem o nosso corpo contra agentes infecciosos e estranhos como vírus e bactérias, por exemplo.
- Reações químicas: as proteínas também são responsáveis pela formação das enzimas, que são catalisadores biológicos que aceleram as reações químicas que ocorrem no nosso organismo. Elas participam de processos como a digestão, a respiração, a síntese de energia, entre outros.
Além de tudo o que já foi citado anteriormente, as proteínas também ajudam no transporte de substâncias essenciais pelo sangue, como oxigênio, glicose e lipídios. Ademais, também podem ser usadas como fonte de energia em treinos de alta intensidade, principalmente quando há falta de carboidratos ou gorduras.
O que são alimentos proteicos?
Como o próprio nome sugere, são alimentos que contêm uma quantidade significativa de proteínas em sua composição. Eles podem ser de origem animal ou vegetal, conforme veremos adiante.
Proteínas de origem animal
- Carnes: principais fontes de proteínas de origem animal, podendo ser bovinas, suínas, aves, peixes ou frutos do mar.
- Ovos: ricos em aminoácidos essenciais e em vitaminas, minerais e antioxidantes. Eles podem ser consumidos inteiros ou apenas a clara, que é a parte mais proteica do alimento.
- Leite e derivados: iogurte, queijo e requeijão também são ótimas fontes de proteínas de origem animal. Além disso, são ricos em cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B.
Proteínas de origem vegetal
- Grãos: principais fontes de proteínas de origem vegetal. Eles incluem os feijões, as lentilhas, as ervilhas, o grão-de-bico, a soja e seus derivados, como o tofu e o leite de soja. Eles também são ricos em fibras, ferro, magnésio e ácido fólico.
- Oleaginosas: as nozes, as castanhas, as amêndoas, as avelãs, os pistaches e as sementes de girassol, abóbora e gergelim também são consideradas alimentos proteicos. Elas também são ricas em gorduras boas, como o ômega-3 e o ômega-6, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante.
- Vegetais verdes escuros: o espinafre, a couve, o brócolis, a rúcula, a acelga e a escarola também são fontes de proteínas de origem vegetal. Além da proteína, esses vegetais também são ricos em vitaminas A, C e K, cálcio e ferro.
Benefícios de consumir alimentos proteicos
- Manutenção da massa muscular: as proteínas são fundamentais para a construção e a reparação dos músculos, especialmente após exercícios físicos intensos. Elas também ajudam a prevenir a perda de massa muscular que ocorre com o envelhecimento ou com doenças crônicas.
- Perda de peso: as proteínas também contribuem para a perda de peso, pois aumentam a sensação de saciedade e reduzem o apetite. Além disso, elas têm um efeito termogênico maior do que os carboidratos e as gorduras, ou seja, elas exigem mais energia para serem digeridas e metabolizadas pelo nosso organismo.
- Melhora do desempenho físico: as proteínas também melhoram o desempenho físico, pois fornecem energia para os músculos durante o exercício e favorecem a recuperação muscular após o treino. Elas também auxiliam na prevenção e no tratamento de lesões musculares e articulares.
- Melhora da saúde em geral: as proteínas também melhoram a saúde em geral, pois fortalecem o sistema imunológico, regulam o equilíbrio hormonal, previnem a anemia, melhoram a saúde da pele, do cabelo e das unhas. Ademais, contribuem para a formação e a manutenção da massa óssea, o que previne a osteoporose e as fraturas.
O mercado de alimentos proteicos
Diante de tantos benefícios, não é à toa que os alimentos proteicos estão em alta no mercado. Afinal, cada vez mais pessoas estão buscando ingredientes saudáveis para cuidar da saúde física e mental.
Graças a isso, os alimentos com alto teor de proteína se destacam inclusive como excelente oportunidade de negócios para quem deseja investir no ramo de alimentos. Segundo um relatório da Mordor Intelligence, o mercado global de alimentos proteicos deve crescer 7,8% ao ano entre 2020 e 2027, atingindo um faturamento superior a US$ 40 bilhões em 2027.
Ainda segundo o relatório, o mercado de alimentos ricos em proteínas é altamente competitivo e liderado por grandes players. Portanto, se você deseja investir nesse setor, precisa acompanhar as tendências do mercado, adaptar-se às mudanças do comportamento do consumidor e buscar diferenciais competitivos que possam agregar valor aos seus produtos.
Entre esses diferenciais, destacam-se o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades dos consumidores e que possuam boa durabilidade, de forma a preservar suas propriedades nutricionais e sensoriais por mais tempo.
Com isso, você vai poder expandir o seu público consumidor, vendendo seus alimentos proteicos para lojas fitness e grandes redes de supermercados. Por outro lado, os seus clientes terão à mão um alimento proteico saboroso, saudável e de qualidade para consumir antes ou depois do treino, entre as refeições ou quando bater aquela fome.
Principais tendências e oportunidades para o setor
Para desenvolver alimentos proteicos de qualidade, inovadores e diferenciados, é preciso estar atento às principais tendências desse mercado, que são:
- Alimentos funcionais, que oferecem benefícios adicionais à saúde além da nutrição básica. Eles contêm uma quantidade extra de proteínas ou que são enriquecidos com proteínas, como por exemplo, as barras de proteína, os cereais matinais proteicos e as bebidas proteicas prontas.
- Alimentos proteicos alternativos, que substituem as fontes tradicionais de proteínas animais por fontes vegetais ou sintéticas para atender pessoas com dietas restritivas, como os vegetarianos, os veganos e os intolerantes à lactose. Alguns exemplos são hambúrgueres vegetais, nuggets de soja, leites vegetais e carnes cultivadas em laboratório.
- Suplementos proteicos plant-based, que são feitos à base de grão-de-bico, soja, ervilha, arroz integral, sementes de abóbora, entre outros ingredientes. Eles oferecem menor impacto ambiental e são alternativas sustentáveis e eficientes para quem busca a construção e manutenção muscular.
- Suplementos alimentares em pó, como o famoso Whey Protein e outros.
Quer investir no mercado de alimentos proteicos, mas não sabe por onde começar? Então você precisa conhecer a EJEQ, consultoria em engenharia química e alimentos.
Nossas soluções incluem desenvolver formulações inovadoras para que você possa se destacar em um mercado tão dinâmico e competitivo, e no aumento do shelf life dos seus produtos, ou seja, o tempo máximo que eles podem ficar nas prateleiras sem perder suas características. Isso amplia as suas possibilidades de vendas, permite que você alcance mais clientes e cresça no mercado.
Não perca essa oportunidade de investir em um segmento promissor e contar com a ajuda de uma empresa que tem know-how, qualidade e comprometimento. Fale com nossos especialistas e solicite um diagnóstico sem compromisso.