O que ocorre quando um cientista vai para a cozinha ? Bem, a gastronomia Molecular pode ser o resultado disso! Uma nova tendência vem surgindo em diversos restaurantes que querem inovar, ou melhor, reinventar o jeito de comer com um pouco de química, quer saber a relevância desse estilo, as maneiras de aplicá-lo em seu negócio, e seu impacto no cenário mundial ? Cola com a gente que é sucesso!
O que é Gastronomia Molecular ?
A gastronomia Molecular é um conjunto de técnicas e conceitos utilizados na Indústria, só que agora adaptados para a cozinha convencional, sua origem data de 1979, termo cunhado pelo físico húngaro Nicholas Kurti em conjunto com o químico francês Hervé This. Muitas das técnicas são utilizadas com o foco em manipular a textura de seus alimentos, assim preservando o sabor, porém inovando o prato
Fonte: Freepik
A gastronomia Molecular é muito mais que só comer, é experimentar, experienciar um macarrão de Manga, um chocolate de Vinho ou até provar um “Ar Cítrico”, tudo isso contido em um conjunto de técnicas, baseados em aerar um ingrediente, conter um líquido numa esfera, ou até congelá-lo quase que instantaneamente com nitrogênio líquido, uma oportunidade de se destacar no mercado, e se adequar a uma cultura mundial em constante mudança.
Quais são as principais técnicas da Gastronomia Molecular ?
Esta curiosa abordagem e estilo culinário detêm varias maneiras de transformar o alimento em um verdadeiro show não só para o nosso paladar mas também para os nossos outros sentidos e aqui, listarei algumas dessas técnicas, mostrando que, não é nenhuma mágica, mas ciência bem aplicada:
Controle de viscosidade
É a Abordagem de fabricação de géis e a alteração da textura de alimentos, é possível fazer geléias de goma de suas verduras favoritas, ou até fazer um prato protéico divertido de comer para aqueles do meio mais fitness
Congelamento por nitrogênio liquido
Esse aqui, se quiser viralizar, é o caminho, o Nitrogênio líquido é uma substância que vira líquido abaixo dos -190 ºC, assim congelando rapidamente qualquer coisa que entrar em contato, permitindo fazer dos mais diversos sorvetes em segundos, preservando o sabor e ainda dando aquele Plus na apresentação do prato, agradando não só o apetite como também os olhos.
Esferificação
Pode não parecer mas os famosos Bubble Teas (Chá de bolhas) podem ser sim considerados um TIpo de Gastronomia molecular, já que seu trunfo consiste em nas suas “Bolhas” que são um invólucro seja de Sagu ou Tapioca, porém com uma substância chamada Alginato derivada das Algas é possível realizar esse processo com qualquer outro tipo de líquido, já pensou um estabelecimento que só comercializa alimentos em forma de esfera ?
Criação de espumas
Já imaginou um “Ar” com gosto? Pois bem “Ar ácido”, “Ar, de Limão”, “Espuma de berinjela”, tudo isso existe, e é devido ao processo de inserção de ar, ao molho/suco é adicionado substâncias tensoativas que alteram a superfície de contato com o alimento e e logo após incorpora com ajuda de outros equipamentos nitrogênio líquido, para termos essa Delícia gasosa
Explorando os novos horizontes na culinária
Uma famosa frase sempre é lembrada: “Comemos primeiro com os olhos” e suas muitas variações. O cerne dessa ideia é que todos buscamos um visual atrativo, algo que nos chame a atenção. Afinal, se fosse apenas para matar a fome, poderíamos ficar em casa, comer um simples arroz com feijão ou pedir um “delivery”. É aqui que reside o atrativo da gastronomia molecular. Ela é curiosa, brinca com os nossos sentidos e é espalhafatosa. Perfeita para quem deseja se destacar como futuro(a) dono(a) de restaurante e deixar sua marca.
A gastronomia molecular chega com tudo, mas não se opõe aos conceitos tradicionais da culinária; ao contrário, ela soma o que é bom no sabor com o que é melhor no visual e na novidade. É a escolha ideal para conquistar clientes que querem algo inusitado, como um sorvete de laranja com gomas de berinjela e espuma de chocolate ao vinho, perfeito para postar nas redes sociais e causar uma boa impressão.
Gastronomia Molecular na indústria alimentícia
É possivel fazer com que algo da indústria que foi para cozinha convencional volte para a indústria?Digo em como a gastronomia molecular pode inovar no mercado de alimentos?
Podemos utilizar de muitas maneiras, já que a indústria alimentícia segue se inovando, sempre há espaço para ideias um pouco fora da caixinha, basta explorar como as técnicas já citadas anteriormente podem contribuir com isto, é possível lançar uma linha de espumas comestíveis dos mais diversos sabores, balas de gomas de frutas ou até verduras inusitadas, ver como o nitrogênio liquido se comporta no mercado de conservação de alimentos, comercializar chocolates das mais diversas texturas e formatos, o único limite é a sua imaginação.
Dito isso para a comercialização de alimento sempre é bom tomar cuidado com os tipos de deterioração que podem vir afligir seus produtos inovadores!
O futuro da Gastronomia Molecular
O futuro da gastronomia molecular é brilhante, pois é uma abordagem uma técnica de gastronomia inovadora, que desperta curiosidade, isto por si só já uma tremenda vantagem para um restaurante que quer se diferenciar dos demais, tudo isso se alia ao seus visuais, os pratos são obras que fazem o marketing por si só, clientes visitando pela experiência de um prato extravagante, tirando fotos, marcando estabelecimento , trazendo mais visibilidade, não só isso como também há técnicas que se bem aplicadas podem aprimorar a cozinha tradicional.
já no meio industrial há bastante espaço para tentativas e inovações, pois o futuro não mais procura apenas o sabor, agora é valorizado a textura e o “diferente”,
O sucesso está contido em algumas técnicas, e na sua criatividade, quem diria que um método nomeado na década de 70, traria tanta repercussão e lançaria tendência em plena atualidade? técnicas que brincam com os nossos sentidos, que nos intrigam, instigam nossa curiosidade, e que quebram paradigmas, bem como a nossa era, uma era que busca sair do que é definido como normal, tudo isso também dialogando com o nosso apetite que começa pelos olhos.
Investir neste mercado ainda é um risco, mas sabe como potencializar-se para o sucesso ? é com a EJEQ, somos potencializadores de sonhos, venha conhecer nossos projetos, dê uma olhada em nosso site e veja nossos cases de sucessos,
O mercado empreendedor não para, e quem tem ideias novas já está um passo à frente! Você conhece o nosso serviço de desenvolvimento de produtos? Nele, os consultores da EJEQ realizam a formulação de produtos da indústria química e alimentícia para seus clientes, que trazem a ideia e a ambição de expandir suas vendas! Conheça esses projetos!