Conheça mais sobre o veganismo, os benefícios dessa dieta e como o mercado vegano vêm crescendo nos últimos anos!

16/04/2020

O mercado de alimentos saudáveis e a grande adesão de novos adeptos aos pensamentos contra a exploração animal vêm crescendo de forma exponencial no Brasil. Uma das principais vertentes que atua nesses assuntos é o veganismo.

bannerdev

Mas, você sabe o que é ser vegano, como funciona esse movimento, qual a diferença com o vegetarianismo e os aspectos desses ramos alimentícios em ascensão?

Nesse post vou responder essas e várias outras perguntas sobre esse estilo de vida. Confira aqui embaixo!

simbolos do veganismo

Fonte: freepik

O que é Veganismo

O veganismo, como eu comentei, é um modo de viver que prega pensamentos contra a exploração animal de todas as formas possíveis.

De acordo com a The Vegan Society – grupo que primeiro definiu uma dieta vegana –, o veganismo é definido como:

Assim, pessoas que se consideram veganas não utilizam roupas feitas a partir de pele animal, por exemplo, ou produtos de higiene e beleza com derivados ou testes em animais. Além, é claro, da alimentação também restrita!

Veganismo x vegetarianismo

Por possuírem estilos e muitos pensamentos semelhantes, pode ser complicado diferenciar o veganismo do vegetarianismo.

Como explicado anteriormente, a pessoa vegana vai propagar um ideal de se afastar de qualquer produto que se relacione com a exploração animal, seja ele uma comida ou algum meio de entretenimento.

Em comparação aos veganos, os vegetarianos também vão buscar diminuir o consumo de produtos de origem animal, mas vão focar no setor alimentício. Assim, eles não consomem nenhum tipo de carne e derivados de animais – quando pertencentes ao grupo dos estritos – ou não ingerem as carnes, mas incluem alguns derivados (como leite, para os lactovegetarianos, ou ovo e leite, para os ovolactovegetarianos).

Benefícios do veganismo

Apesar de ser um estilo bastante desafiador, o modo de vida vegano possui diversos pontos positivos comprovados por estudos e pela ciência, desde a saúde do consumidor até o auxílio da manutenção do meio ambiente.

Saúde

Um dos destaques que o veganismo traz são os benefícios para a saúde. A eliminação dos componentes animais, pelos veganos, diminui em 15% a chance de desenvolver câncer – em relação a quem consome carne animal e derivados –, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Florença (Itália).

Além disso, pesquisas realizadas por membros do Comitê dos Médicos para uma Medicina Responsável (EUA) mostraram uma menor tendência de desenvolvimento de diabetes do tipo 2 por pessoas com excesso de peso ao se submeterem ao veganismo.

Meio ambiente

Nesse setor, ao excluir produtos de origem animal, ajudam a reduzir os efeitos produzidos pela emissão de gases de efeito estufa e gasto de água com a pecuária.

No período de 2018, de acordo com o Imaflora, 25% da emissão total de gás carbônico ao meio ambiente foi gerada pelo setor agropecuário.

Além do fator de gases nocivos ao meio ambiente, esse setor também utiliza uma quantidade excessiva de água para a produção de carne. Em uma média mundial, de acordo com a Embrapa, utiliza-se 15,5 mil litros de água para a produção de um quilo de carne bovina.

Assim, nota-se o impacto do veganismo nesse setor, uma vez que ao não consumirem esses produtos, não incentivam o crescimento e exploração do setor envolvido com a pecuária.

Riscos de dietas veganas

Apesar de todos os benefícios apresentados, é possível apontar alguns riscos que os adeptos ao veganismo podem correr. Mesmo indicando diversos benefícios à saúde, os veganos também podem adquirir alguns problemas ligados à falta de alguns nutrientes essenciais na dieta dos humanos.

Podemos citar alguns principais nutrientes que são ricos em dietas onívoras (que também incluem carne) e que são essenciais ao organismo, como as proteínas, a vitamina B12, o ferro, a vitamina A, a vitamina D e o ômega 3.

Pensando nisso, ao se submeter a uma dieta vegana, é muito importante consultar nutricionistas, realizar exames para analisar os níveis de cada nutriente no sangue e, se necessário, recorrer a outras fontes desse compostos que não envolvam carne animal. Muitos deles são possíveis repor a partir de diversos alimentos vegetais comuns, enquanto outros podem ser obtidos de alimentos enriquecidos ou suplementos.

Quer entender o que são os alimentos enriquecidos? Clique no link e descubra!

Mercado vegano

Assim como comentei, não é complicado perceber como o mercado mercado vem crescendo nos últimos anos. E o principal motivo disso tudo é que o número de veganos aumenta cada vez mais!

Por exemplo, em uma pesquisa realizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (2018), o número de veganos no Brasil já alcançava os 7 milhões. Além disso, nesse mesmo ano, 14% da população brasileira se declarava vegetariana de acordo com o IBOPE – 6% a mais do que em 2012, de acordo com outra pesquisa do Instituto.

Pensando nesses dados, conseguimos facilmente entender a grande parcela da população que consome e demanda novos e melhores produtos veganos. Esse público voltado ao veganismo cria uma grande oportunidade aos empreendedores de inserirem seus produtos (sem a exploração animal) nos mercados e abrangerem uma clientela ainda maior.

Além disso, não podemos deixar de esquecer os benefícios à saúde, citados anteriormente, dos produtos veganos. Por conta deles, mesmo a população que não se identifica com o estilo de vida consome essas mercadorias, não afunilando demais o público-alvo.

Selo vegano

Pensando no crescimento do mercado e no aumento do número de adeptos ao veganismo, um assunto de extrema importância aos consumidores é a certificação dos produtos veganos.

Além de comprovar que esses produtos não estão relacionados com nenhum tipo de exploração animal em sua cadeia produtiva, eles também tendem a aumentar o número de vendas. De acordo com uma pesquisa do IBOPE, mais da metade dos pesquisados consumiriam mais produtos veganos se estivessem melhor indicados na embalagem.

Existem diversos selos, nacionais e internacionais, e um que se destaca no país é o Selo Vegano concedido pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Essa instituição oferece a comprovação, após análises complexas e aprofundadas, a partir de R$ 850,00 ao ano.

Assim, é de fácil compreensão os benefícios que a certificação pode trazer aos seus produtos, gerando maior credibilidade e vendas!

Gostou do conteúdo? Então, venha conhecer nosso blog! Lá temos diversos conteúdos interessantes para você! Também aproveite para conhecer nossa carta de serviços! Somos uma empresa júnior de consultoria no ramo alimentício e químico industrial, que entrega soluções completas e personalizadas há mais de 30 anos!

Que tal realizar um projeto com a EJEQ Consultoria e impulsionar suas vendas?

Nosso time de consultores especialistas estão ansiosos para resolver suas dores e transformar sua realidade! Envie seu contato pelo formulário ao lado!